Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Não sei em que igreja congregar. E agora?!

Hoje no Brasil - e creio que no mundo - vemos essa triste realidade: milhões de pessoas decepcionadas com a "igreja" e com uma raiva fortuita de Deus, que não se adaptam mais em igreja - institucional - nenhuma, por motivos diversos. Pode ser medo de se decepcionar novamente (geralmente com ídolos), ou receio de se envolver e se contaminar, ou simplesmente porque "não foi com a cara" de ninguém da tal congregação mesmo.

Enfim, são muitos os motivos e gostaria de destacar algumas verdades, pelo menos 10, que fazem as pessoas se decepcionarem com igrejas (sem que esgotemos o assunto, obviamente):

1. Você sempre vai se decepcionar com alguém e também decepcionará alguém, seja dentro ou fora da igreja. Você é um pecador que lida com pecadores, e pecadores geralmente dão errado mesmo, a não ser que haja uma intervenção miraculosa da graça divina constantemente trazendo cura e restauração para os seus relacionamentos. Ser e pertencer a uma igreja faz parte dessa dinâmica. Não adianta: isso sempre foi e sempre será assim.

2. Talvez você pense que nas igrejas existem muitos mentirosos e hipócritas. Mas, não se esqueça: há sempre lugar pra mais um.

3. Talvez você seja orgulhoso e não aceite ou admita que pessoas que você julga inferiores a você lhe ensinem a respeito de Deus. Mas, isso é uma completa sandice! O próprio apóstolo Paulo nos advertiu que devemos considerar sempre as outras pessoas superiores a nós mesmos (Fp 2.3), tendo em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp 2.5). De fato, talvez, muitos não tenham o conhecimento que você tem. Mas isso não quer dizer que estar assentado na mesma mesa que eles seja uma perda de tempo. Pelo contrário, devemos crer que o próprio Deus está nos ensinando a sermos humildes a aprendermos com quem, muitas vezes, não conhece tanto quanto nós. Mas, isso é uma suposição.

4. Talvez, você esteja decepcionado com o deus que contaram pra você que existia. São pessoas despreparadas, que inventaram esse deus. Talvez, esse deus que você conheceu seja mais parecido com o Mickey Mouse, e não com o Deus Todo Poderoso das Santas Escrituras. Nada mais natural do que você estar decepcionado com o Mickey Mouse. Um deus fraco, ausente, distante, que não cuida de você e dos seus, não pune o mal, não pratica a justiça e está sujeito aos pensamentos humanos. Qualquer um se decepcionará com esse deus.

5. Talvez, o Cristo que você conheceu ainda está pendurado inerte no madeiro. Não é Todo Poderoso. Ou talvez você tenha aprendido que esse Cristo é igual ao Gênio da Lâmpada do Aladim. Você aprendeu a decretar, exigir, se sacrificar, e nada nunca aconteceu. Pior: sua vida piorou. Óbvio, pois o cristo que você julga conhecer não é o Cristo bíblico, Senhor Todo Poderoso, eternamente gerado, não criado, Senhor do Cosmos, Salvador pleno e eficaz. Não há descanso ao se lançar nos braços de um Cristo que não salva eficazmente, que exige de você sacrifícios que ninguém no planeta Terra apresentaria a fim de ser aceito. Pior: um cristo muito mais parecido com o Tio Patinhas, que lhe convidará a mergulhar em milhões de moedas de ouro. É patético.

6. Talvez, o Espírito Santo que lhe foi apresentado é uma energia vibrante, que faz você ficar arrepiado, com a espinha gelada, enrolar a língua e ficar tremendo no chão feito aqueles que tem ataques epiléticos. A decepção com esse tipo de espírito é normal, uma vez que são manifestações carnais que alimentam apenas a pecaminosidade da sua natureza.

7. Você não sabe o que é pecado, ira santa de Deus, expiação, propiciação, redenção, justificação, Trindade ou a diferença entre graça e misericórdia. Você viveu anos perambulando nas igrejas, e as únicas coisas que fizeram você frequentar tais foram suas próprias cobiças: uma cura, um casamento, uma restauração, uma riqueza financeira, um poder, uma vanglória, um status social. Tudo ruiu - graças a Deus - e você ficou mais perdido que cego em tiroteio.

8. Talvez você pense que livros, pregações e áudios gravados na internet sejam suficientes para sua comunhão com Deus. Você passa horas estudando e se dedicando, e 2 minutos por dia em oração. Parabéns, você já ruiu e não percebeu isso.

9. Você odeia essas igrejas institucionalizadas que o sufocam, e agora você quer fazer parte de uma igreja "no lar". Ótimo, você oficialmente institucionalizou uma "igreja no lar", pois essa igreja deverá ter ensino, exposição da Palavra, batismo e Ceia. Logo, é uma instituição desinstitucionalizada. Só que agora ela é sua, você não precisa se envolver com ninguém que não queira e não se submeter a ninguém que lhe desinteresse. Isso é orgulho e presunção. Isso não é o Evangelho.

10. Você pensou que havia encontrado a "igreja perfeita". Mas, começou a vasculhar a podridão dos bastidores e ficou abismado. Na realidade, ela era "perfeita", até você chegar e membrar nela.

No próximo artigo, busco uma solução para esse dilema.

Que o Senhor Eterno tenha misericórdia de nós.

Soli Deo Gloria!
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.