Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Me recuso a morrer

Na quarta-feira, dia 04 de março de 2009, minha sogra teve que passar por uma angioplastia. Durante o procedimento ela enfartou. Fui visitá-la, graças a Deus ela está bem. Enquanto estava na sala de espera encontrei uma revista Época de 10 de dezembro de 2007. Ela estava a mais de um ano ali no hospital esperando que eu a lesse. Encontrei na revista uma entrevista muito interessante do escritor Ariano Suassuna sobre o título "Eu me recuso a morrer". Ariano Suassuna, autor pernambucano, entre outras obras, da peça "O Auto da Compadecida" e do romance a "Pedra do Reino", obra essa levada à TV pela rede Globo.

A última pergunta da revista ao escritor de 80 anos, pedia-lhe que fizesse um balanço de sua vida. A resposta de Suassuna foi a seguinte: “Não tem muita diferença entre fazer 70 ou 80 anos, tem vantagens e desvantagens. Eu chego aos 80 anos bem-humorado e animoso. A vida me deu golpes, mas eu segui de cabeça erguida. Tem uma história de um artista de circo que ia fazer papel de santo. O dono do circo disse a ele que o leão correria atrás dele e cairia. O leão ia chegar perto dele, cheirar e perceber que ele era um santo e que por isso não ia matá-lo. O dono pergunta ao artista: “O senhor entendeu?”. O artista responde: “Eu entendi. Só não sei se o leão entendeu!”. No Nordeste, a gente chama a morte de Caetana. Eu não gosto dela não. Eu me recuso a morrer. Toda morte tem um componente de suicídio, e eu não me rendo. Essa é a minha teoria. É aquela história do leão. Não sei se dona Caetana vai entender...”.

Minha sogra, no leito daquela UTI, se recusou a morrer. Mas Deus senhor da Vida é que concedeu a ela o respirar. Nos agarramos a vida com todas as nossas forças. Mas a força vem do Senhor.

Tenho um amigo muito animado que completou 80 anos de idade. Ele disse-me em tom de gracejo, que não mais comemora aniversários. Diz que para um homem na idade dele, em vez de dizer “Parabéns!”, deve-se dizer “Bem feito! Quem mandou nascer em 1929!?”. O senhor Nelson é um grande humorista que nos contagia com tamanha alegria. Assim ele se recusa a morrer. Hoje tenho a certeza. Só há alegria para aqueles que creditam sua vida ao Senhor. Ele é o nosso respirar desde sempre.

Meu tio Sérgio de Freitas, ao sofrer doença cardíaca que quase o matou, pediu, como o servo e profeta Ezequias, mais 15 anos de vida a Deus. O Pai, o Senhor da Vida, o respondeu positivamente, concebendo-lhe mais 15 anos de vida. Hoje ele é médico da Tenda da Esperança, projeto missionário no interior do Brasil. Após 60 anos de idade, meu tio descobriu que há mais que fazer para Deus. Assim ele se recusou a morrer.

Todos nos recusamos a morrer, entretanto um dia ela chegará. Você está preparado? Por mais que haja recusa de nossa parte, a Caetana chegará para todos nós um dia. O privilégio daqueles que crêem no Senhor, é entender, ter a certeza que há um meio de vencer o leão, a Caetana. Não recusando a morte, mas desejando a vida. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Disse também o Apóstolo Paulo: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Corintios 15:55). Jesus te convida hoje a não temer o leão, não temer a Caetana, não temer mais a morte. Não se recuse a viver com Cristo. Pois por mais que se recuse a morrer ela, o aguilhão da morte um dia chegará a todos nós. Mas, como é bom ter a certeza da vida eterna. Como é maravilhoso dizer. “Se amanhã eu acordar, Deus estará comigo. Se não acordar, eu estarei com Ele”.

Antes de recusar-se a morrer. Deseje de todo coração viver com Cristo. O autor e consumador de nossa vida. Deseje viver uma vida abundante na presença de Deus. Louvamos a Deus pela cura de meu tio e de minha sogra. Eles se recusaram a morrer. Mas louvamos muito mais por eles se recusarem a viver sem a presença de Deus.

Oração: Pai me dá mais vida. Mas que seja uma vida frutífera e abençoada. Dá-me Senhor uma vida sem medos e a certeza da tua salvação. Que nos dias maus o Senhor esteja comigo. Mesmo que eu ande no vale da sombra da morte, esteja comigo. Assim, saberei que o melhor viver é o viver contigo e para ti. Eu me recuso a viver sem ti.

A devocional acima faz parte do livro "Estou chorando contigo - Mensagens do site consolo.org" que todos podem ter acesso gratuitamente através do site www.consolo.org. O site é uma experiência de andar com Deus. Para isso, desejamos trazer consolo e conforto através de mensagens e devocionais de quem caminha junto.

Espero que o site abençoe vidas.

Reparador de Muros
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 15 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.