Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Lições da taboa

Como aspirante a geógrafa, em mais um trabalho de campo, uma plantinha me chamou a atenção. A Typha domingensis, mais conhecida como taboa ou taboinha. Biológicas a parte, o que me chamou a atenção na Taboa foram algumas de suas características que fui descobrindo após uma pesquisa sobre a plantinha. Características essas, que devem ser existir na vida de um verdadeiro cristão:

1. A taboa só sobrevive se estiver imersa na água. (planta hidrófita)

Assim como a Taboa, nós cristãos, só podemos sobreviver se estivermos imersos na Água Viva. Nossa alma deve ter sede de Deus e suspirar por suas correntes de águas (Sl 42:1-2).

2. Depuradora de águas poluídas.

A Taboa só existe onde outrora havia poluição. Quando a taboa nasce nessas regiões, ela purifica o ambiente, limpando suas águas e mudando o equilíbrio da lagoa. Precisa dizer algo? Onde estamos, Jesus está, e por isso devemos fazer diferença (Mt 5:16). O pecado vai ter que sair....

3. A planta é muito resistente.

Deus não quer fracos ou desanimados em sua obra. Ele nos deu o Seu Santo Espírito afim de nos tornar resistentes (Is 61:1-3). Nenhuma situação, por mais que difícil seja, pode nos enfraquecer, pois o quem nos fortalece é maior. (Ef 6:10)

4. A taboa é multiplicadora, ou seja, contêm milhares de sementes em sua melhor época.

Eis a missão de todo cristão – espalhar as sementes, cumprir o IDE de Jesus (Mc 16:14). Não deixe para cumprir essa missão amanha, talvez seja muito tarde. Dedique seus melhores dias para anunciar as boas novas àqueles que precisam ouvir. (Ec 12:1-7)

5. Suas sementes são espalhas pelo vento.

Não importa onde suas sementes cairão, mesmo que algumas não sobrevivam. Espalhe a semente.

“Pregue sempre o evangelho. Se necessário, use palavras”. Francisco de Assis

6. A taboa é encontrada em todas as partes do mundo

Esse foi o ponto que mais me chamou atenção na taboa. Como uma planta pode existir em diferentes climas, solos, relevos...? Curioso!
Cristãos também devem existir em todo o mundo! Isto está no coração de Deus. Mesmo que a sociedade reprima, persiga e trate os cristãos como uma “praga”, o cristianismo é encontrado até nas nações onde estes são mais perseguidos. (Coréia do Norte, Irã, Arábia Saudita...)

7. Também é utilizada para diversos fins

A taboa tem diversas aplicações, que vão do artesanato ao uso medicinal.
Com isso aprendemos que devemos ser úteis a sociedade. Não apenas com nosso cristianismo, com nossas palavras bonitas, boas ações e orações. Todavia, devemos desempenhar funções diversas, dentro daquilo que sabemos fazer...

Ninguém dá valor a Taboa até que se conheça seu verdadeiro valor e importância. Nós, cristãos, só passamos a ter valor quando o Espírito Santo passa a habitar em nós. No AT, veja como Deus nos chama:

Is 41: - pingo que cai de um balde / grão de pó na balança/ pó fino que se levanta (v.15)
- nada / menos do que nada / vácuo (v.17)
- gafanhotos ( v. 22)

Mas quando o Santo Espírito de Deus passa a habitar em nós, descobrimos nosso valor, e o motivo pra qual fomos criados. Nosso nome logo é mudado.
I Pe 2:9-10

Que sejamos simples e úteis como a Taboa
- MG
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.