Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

José das consolações

Quem é esse José das consolações? Ele é um dos líderes da igreja primitiva, está sem dúvidas, entres os destaques do livro de Atos dos Apóstolos, conhecido também como Barnabé, natural de Chipre.

O início do ministério de Barnabé vai ser com mais evidência na igreja em Antioquia. (Atos:11.19-30) Depois que a igreja de Jerusalém ficou sabendo do avanço do evangelho em Antioquia, eles enviam Barnabé.

Interessante comentar que apensar de não ser enviado nenhum apóstolo, eles também não enviaram qualquer um. Barnabé era um dos melhores que a igreja de Jerusalém tinha. Barnabé tinha compromisso, era um homem de Deus, muito útil a obra. Antioquia vai ser uma das igrejas mais importantes no Novo Testamento no contexto missionário. Barnabé era um dos líderes é mestres dessa igreja.

Atos capitulo 11 traz alguns detalhes sobre quem era Barnabé. Imagino que Lucas que escreve Atos, ficou impressionado com Barnabé, ele destaca que era um "homem bom, cheio do Espirito Santo é de fé".

Como faz falta hoje em dia, crentes como Barnabé, ele era referência, exemplo de humildade, um homem preparado. Comentaristas dizem que Barnabé é um dos personagens mais cativantes da igreja primitiva. Barnabé era um homem que pregava também com seu testemunho, com sua vida.

Primeira vez que Lucas falou de Barnabé, foi no capítulo 4 do livro de Atos, quando ele trouxe uma oferta aos apóstolos. Barnabé também era um crente generoso. Barnabé significa: filho da exortação (encorajador) Depois Barnabé vai aparecer no capitulo 9 ajudando na integração de Saulo na igreja de Jerusalém. Barnabé foi importante nessa situação, porque o povo em Jerusalém tinha medo de Saulo, não acreditava que realmente ele tinha mudado.

Outro detalhe dessa história de Barnabé, ainda no contexto em Antioquia. Barnabé vai atrás de Saulo pra trazer ele pra ajudar na igreja de Antioquia, olha a humildade é a visão que Barnabé tinha. Barnabé era um líder preparado, mas mesmo assim ele vai buscar um homem, que nessa época, analisando a criação de Saulo e os anos da sua conversão, imagino que era mais capacitado que ele.
Tentei aplicar essas características de Barnabé no nosso contexto de pandemia. O que esse homem faria?

Barnabé sendo muito útil a igreja de Jerusalém, imagino ele também sendo muito valioso, servindo tanto no online como na medida do possível no presencial da igreja hoje. A pandemia não ia romper o compromisso que ele tinha com a obra de Deus.
Como líder, Barnabé seria um líder ativo é presente, sempre com uma direção saudável é uma influência positiva.
Como mestre ele estaria ensinando a palavra, incentivado as pessoas a ficarem firmes com o Senhor.

Como homem bom é humilde, Barnabé iria ajudar é cuidar do próximo, seria um exemplo, estaria ao lado dos tristes e solitários.

O texto de Atos descreve que ele era homem cheio do Espirito é de fé. Barnabé estaria buscando a direção e a vontade de Deus pra sua vida, com uma rotina de oração é leitura da palavra.

Seu nome significa encorajador, esse servo de Deus iria estar ao lado dos desanimados, trazendo animo é coragem nesse tempo de medo. Sendo generoso, estaria atento aos necessitados.

Outro registro da narrativa em Atos, é sobre o ensino de Barnabé e Saulo. 1 ano ensinado em Antioquia. E o resultado foi que o povo passou a imitar Jesus, eles foram chamados de Cristãos pela primeira vez. Nesse tempo Barnabé estaria falando sobre Jesus, trazendo esperança e alegria que só Cristo pode dar.
Mineiros - GO
Textos publicados: 6 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.