Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

John Wesley, um Pré-Reformacional

"Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente."
-- John Wesley

John Wesley viveu na Inglaterra do século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial, onde crescia muito o número de desempregados. A Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes, políticos corruptos, vícios e violência generalizada. O cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiuse John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como líder no meio do povo.
Antes de Abraham Kuyper, Herman Dooyeweerd e Francis Schaeffer popularizarem a proposta reformacional, Wesley se preocupava com o objetivo do Evangelho influenciar todas as áreas da vida e do saber. Por isso, seria bom reformacionais e wesleyanos caminharem juntos nessa proposta em comum.

John Wesley escreveu livros sobre história da Inglaterra, sobre sociologia, filosofia, educação, artes (tinha mestrado em artes), música e medicina (o livro mais vendido de Wesley com mais de 20 edições em vida).
Wesley se aposentou como professor de Oxford e era moderador de debates da universidade. O próprio Wesley participava de debates públicos. Seu debate mais famoso foi contra o filósofo Dave Hume. Wesley queria a abolição da escravidão enquanto que Hume defendia a permanência da escravidão.
Wesley criou o primeiro banco de empréstimo a pobres sem nenhum tipo de juros.
As sociedades metodistas tinham a preocupação de cuidar dos pobres como incumbência principal.
Earle Cairns, Richard Foster, Christopher Dawson e Gertrude Himmelfarb declararam que devido ao metodismo a Inglaterra não passou por uma revolução sangrenta como a francesa.

John Wesley foi um pré-reformacional.
Roncador - PR
Textos publicados: 8 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.