Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Inimigos se autodestroem!

Penso "não tenho inimigos e nem perseguidores", toda vez que leio ou menciono os versículos a seguir: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos" (Mateus 5.44-45), divinas palavras do Senhor Jesus! Até posso ter algum inimigo ou perseguidor, mas não declarado.

Isto me remete ao capítulo 20 do segundo livro das Crônicas, o qual conta a história em que se viu envolvido Josafá, que foi o 4° rei de Judá e reinou durante 25 anos; os filhos de Moabe e os filhos de Amon e, com eles, outros do amonitas, vieram à peleja contra Josafá; avisaram-no que vinha contra ele uma grande multidão dalém do mar e da Síria.

Como não podia deixar de ser, ele teve medo e orou a Deus, tendo apregoado um jejum em todo Judá; com isso veio o Espírito do Senhor a ele e disse: "Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus; nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco" (vs.15-17).

Confiante, Josafá se prostrou com o rosto em terra, e todos os de Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor adorando-o (v.18).

Quando oravam e cantavam louvores, o Senhor pôs emboscada contra os filhos de Amon e de Moabe e os da montanha de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados; quando acabaram com os moradores de Seir, eles próprios, ajudaram uns aos outros a se autodestruírem.

Os inimigos se autodestruíram, então os de Judá olharam para a multidão e viram só cadáveres; vieram, então, Josafá e seu povo para saquear, por 3 dias, os despojos dos inimigos, era muita riqueza! No quarto dia se ajuntaram no Vale de Beraca e ali louvaram ao Senhor (v.26).

O mais importante é que, face a isso, o temor de Deus veio sobre todos os demais reinos, pois ouviram eles que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.

Sim, pela graça de Deus, não tenho inimigos e nem perseguidores declarados; mas se os tivesse, face à minha postura de paz, e de ter o Senhor enviado o seu anjo para se acampar ao meu redor, para me proteger, para me livrar, os pretensos inimigos ou se autodestruiriam ou desistiriam de me tocar.

Diz a Palavra de Deus: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia" (Salmo 37.5).

A promessa de Deus para a minha vida, desde cedo, se resume em um versículo que guardo, que repito há anos, desde a adolescência: "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13.5b).

Embora o diabo ande ao derredor, buscando alguém para tragar, sinto-me protegido pelas promessas de Deus para seus filhos:

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (I Pedro 5.8-9).

Cabe-nos, pois, obedecer à voz de Deus que nos diz também: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (Salmo 37.5).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.