Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Igrejas Neopentecostais: eu ainda tenho esperança

Por muito tempo, fui obrigado a ver as igrejas Neo - Pentecostais como o maior do século, como encarnação do fim do protestantismo no Brasil e na América. Mas, nos últimos dias, conversando com um líder e pastor que tenho, sobre a igreja pós – moderna e suas dificuldades, ele me surpreendeu dizendo que: Se eu saísse da igreja que eu estou hoje, eu iria para uma igreja Neopentecostal!

Eu confesso, fiquei escandalizado! Um cara que admiro, que amo como pai, falar algo que me deixa perplexo assim. Então, comecei a estudar a história desse movimento, e tentei saber se tudo que eu tinha ouvido desde muito pequeno era verdade ou mentira em relação ás igrejas Neopentecostais.

A principal critica é sem duvida a divulgação de um seguimento teológico chamado de “Teologia da Prosperidade”. Esta corrente doutrinária ensina que qualquer sofrimento do cristão indica falta de fé. Assim, a marca do cristão cheio de fé e bem-sucedido é a plena saúde física, emocional e espiritual, além da prosperidade material. “Pobreza e doença são resultados visíveis do fracasso do cristão que vive em pecado ou que possui fé insuficiente.” (Trecho do Livro – SuperCrentes – escrito por Paulo Romero).

Mas, essa doutrina não tem embasamento bíblico, pelo contrario, a bíblia afirma que “no mundo tereis aflições...”(Jo 16:33). Sabendo disso, dá pra saber que essa teologia é uma farsa, a verdadeira fórmula para uma saúde física, emocional e uma vida próspera são:

Saúde: Vá sempre ao médico, pratique atividades esportivas, regularize a alimentação.

Emocional: entregue seu coração a Jesus e seus sentimentos ficarão intactos.

Prosperidade: trabalhe, esforce, corra atrás, estude, poupe, controle-se e espere o momento correto de investir.

Pronto! A teologia da prosperidade já foi!

Mas o artigo não é sobre teologia da prosperidade, e sim sobre as igrejas neo - pentecostais. Esta igreja em sua essência não é uma má igreja, herética e promiscua, como é difundido. A igreja Neopentecostal, veio para preencher o vazio que as igrejas tradicionais e pentecostais deixaram no mundo cristão. Você deve está se perguntando: que vazio é esse? Simples.

O Pentecostalismo tem uma história muito bela e imensa, como os movimentos “Montanismo”. Foi neste movimento, liderado por Montano, que os fenômenos pentecostais encontraram ampla guarida. O movimento surgiu na Frígia, Ásia Menor romana (Turquia), por volta do ano 172, tendo Tertuliano como um de seus adeptos mais importantes. Outro importante foi o “Pietismo”. Este movimento nasceu na Alemanha protestante do século XVII e estendeu-se por toda a Europa, promovendo a fé pessoal em protesto contra a secularização da igreja. O movimento abraçou a “teologia do coração”, baseada nos escritos de Johann Arndt, na leitura e na meditação da Bíblia e nos hinos da liturgia luterana.

Já na idade moderna, temos Jonh Wesley em 1738 com o Metodismo e o Avivamento na rua Azuza, que é o pentecostalismo que conhecemos hoje em 1906. Mas o movimento pentecostal trouxe sobre si, algumas complicações, como a super – valorização do Espirito Santo e o esquecimento das escrituras. O Movimento tradicional não pentecostal é o inverso, aversão ás manifestações do Espirito Santo é uma realidade no meio tradicional.

Mas, o surgimento das igrejas e, veio para suprir essas ausências. Haver um equilíbrio entre as manifestações reais do Espirito Santo é a valorização adequada as Santas escrituras. É preciso haver tal equilíbrio, como disse o Autor Paulo Romero : “Assim, se em nome do avivamento e do fervor espiritual não se pode conceder espaço para a anarquia na liturgia do culto, tampouco se pode, em nome da ordem, extinguir o Espírito. A busca de uma prática equilibrada para o funcionamento dos dons espirituais e a fidelidade à Palavra de Deus são essenciais para o desenvolvimento do ministério cristão.” (Trecho do Livro – Decepcionados com a Graça – Escrito por Paulo Romero)

E a igreja Neo – pentecostal veio para fazer isso, equilibrar as maiores essências da vida cristã. Mas, infelizmente algumas distorceram a verdade e não pregam o Jesus que morreu por mim na cruz. Tenho esperança de que a igreja Neo – Pentecostal irá fazer o seu verdadeiro dever, equilibrar as essências da igreja pós – moderna.
Natal - RN
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.