Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ética Cristã - Gálatas 5.13

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. (Gálatas 5.13)

No momento em que aceitamos o Senhor Jesus como nosso salvador, experimentamos uma nova dimensão de vida e a partir daí vamos aperfeiçoando a nossa vereda a cada dia como diz Provérbios 4.18. Essa mudança é tão real que nossos antigos atos e costumes passam a ser desprezado pelo fato de agora habitar em nós o Espírito Santo de Deus que nos impulsiona a buscar uma nova vida em Cristo Jesus.

Quando o Espírito de Deus vem habitar em nós, ele livra-nos da lei do pecado e da morte, e desta forma não estamos mais sujeitos às paixões da carne (Romanos 8.2), mas passamos a viver uma vida aos moldes no Espírito Santos. Não obstante termos essa liberdade, não ficamos isentos da inclinação da carne que é o pecado, só teremos isso na glorificação final do corpo.

Essa liberdade que temos em Jesus vai além da condição, pelo Espírito Santo, de subjulgar a carne e suas concupiscências como diz Gálatas 2.20; 5.24; ficamos livres também das filosofias pagãs, das crendices e superstições que outrora nos subjugavam porque a verdade do Evangelho nos liberta (João 8.32). Então a partir no conhecimento do evangelho descobrimos a liberdade em Cristo e sabemos que somos salvos apenas pela fé; entendemos que não podemos fazer absolutamente nada para sermos merecedores dessa salvação e que apenas a fé no sacrifício de Jesus Cristo é o suficiente para alcançarmos a salvarmos.

Entretanto, se uso dessa liberdade para dar ocasião à carne então já não estou morto para o pecado, pelo contrário: estou vivendo nele como diz Romanos 6ss. Se sendo conhecedor da verdade e professo a fé em Cristo mas a minha vida não está de acordo com sua palavra então a minha fé é vã e sou mentiroso como diz Tiago 2.26 e 1 João 4.20.

E como eu sei se estou vivendo de acordo com o Espírito Santo na liberdade que o Senhor nos Deus, através do sacrifício de Cristo ou se ainda estou vivendo de acordo o pecado que habita na natureza humana? A resposta é simples: Pelos frutos. O próprio Senhor Jesus disse que pelos frutos é que se conhece a árvore (Mateus 12.33). E o apóstolo Paulo faz uma lista das obras da carne e das virtudes do fruto do Espírito em Gálatas 5.19-22.

Então, dessa forma eu sei que se em mim se manifesta alguma obra da carne estou vivendo ainda como o velho homem, na cobiça da carne para a morte; mas se em minhas obras é manifesta a evidência do fruto do Espírito, isso demonstra que sou árvore do Espírito e estou vivendo em novidade de vida com diz Paulo em Gálatas 2.20 e 2 Coríntios 5.17.

Agora quando o texto em epígrafe diz: “mas servi-vos uns aos outros pelo amor”, está claro que é somente através do amor que conseguiremos pautar nossa vida nos princípios da ética cristã como exposto até aqui.

Finalmente, podemos afirmar que se o Senhor Jesus Cristo resumiu os mandamentos apenas no amor, não poderíamos fugir dessa linha de interpretação, pois concordamos que sem o amor jamais poderemos viver uma vida plenamente cristã. Pois do amor dependem toda lei e os profetas.
Cuiaba - MT
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.