Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Escolhidos por Deus, chamados para uma responsabilidade

A revelação de Deus se tornou progressiva na realização das promessas a Abraão. Anteriormente, Deus o tinha escolhido da terra de Ur dos caldeus para representá-lo diante dos demais povos da terra. Abraão nascera em uma terra que não poderia ter nada que Deus a desejasse (povos pagãos). Suas qualificações não eram desejadas por Deus para que fosse iniciada a comunhão (Gn. 12ss).

Adiante, a manifestação de Deus é presente na vida de Abraão e Sara (Gn 18.17-19). Adonai declara que não encobrirá nada de Abraão, que o transformará como uma grande e poderosa nação, e que todas as nações da terra serão abençoadas nele. Tudo isso aconteceu porque Deus se fez conhecido a Abraão. Todavia, a finalidade de Deus fazer-se conhecido a Abraão é para que ele passe a ordenar sua família e descendentes a preservarem o caminho (conduta, comportamento exigido por Deus) de Adonai, manifestado em justiça e juízo.

Assim, percebe que Deus se faz conhecido a Abraão para que o cumprimento da promessa se faça. Entrementes, toda causa das ações e qualificações de Abraão e de sua descendência são dádivas de Deus, o qual se faz conhecido: Abraão, assim como qualquer outro homem, só poderia saber as cousas ocultas de Deus, ser como uma grande e poderosa nação, abençoador a outros e instrumento de justiça e juízo de Deus pela capacitação do próprio Deus.

Tudo se cumpre na vida de Abraão devido ao relacionamento que Deus estabeleceu com Ele. Adonai selecionou (escolheu) Abraão para estabelecer sua justiça e juízo de forma grande e poderosa sobre todas as nações.

Nisso, entendemos que, pela fé, somos filhos de Abraão (Gl 3.7). Não no entendimento de que Abraão tenha nos dado a fé, o que dele a fora originado, mas que a partir dele e nele, todas as nações da terra puderam observar melhor o prosseguimento da revelação de Deus de forma grande e poderosa em justiça e juízo, sendo abençoadas ou amaldiçoadas. Tudo o que acontecera na vida de Abraão teve como propósito a própria glorificação do Criador, o qual mostrou seu amor com Abraão e com todas as nações no relacionamento de fé (Gl 3.8). Abraão fora transformado e transferindo de uma situação miserável para representante do Reino do Criador. Tudo isso acontecido por que Deus resolveu estabelecer relacionamento com Abraão. Nesse entendimento, consideremos a imensurável manifestação da graça de Deus em nos transpor de um reino de trevas para a maravilhosa luz, fazendo de nós uma nova pessoa (Jo 3.5-6), representantes de Seu Reino, o qual está acima de todas as potências desenvolvidas. Precisamos manifestar essa nova vida com gratidão.
Taguatinga - DF
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.