Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Enxergando o sofrimento com os óculos da ressurreição

O nome dele era Lázaro, que significa "o Senhor socorreu".

Ele era um amigo a quem Jesus muito amava e que um dia ficou muito doente. Pois é, a relação com Jesus não é imunizadora do sofrimento. Quando Jesus recebeu a notícia, disse que essa doença seria oportuna para demonstrar a glória de Deus… Enquanto as irmãs de Lázaro enxergavam perigo, Jesus contemplava uma oportunidade. De fato as lentes através das quais Jesus enxerga o sofrimento parecem ser diferentes das nossas.

João, nessa narrativa, faz questão de escrever mais uma vez que Jesus amava seu amigo, bem como suas irmãs. Mas que "estranhamente", ao invés de ir de imediato ao encontro da família, esperou dois dias para partir. Aqui, um retrato do crítico contraste entre o tempo de Deus e o tempo da humanidade. Uma imagem nítida da nossa dificuldade em compreender como o filho Deus interage com o tempo.

Se num primeiro momento Jesus é que foi avisado do estado de Lázaro, num segundo momento é ele quem, mesmo à distância, misteriosamente atualiza as notícias: "meu amigo está dormindo", ele diz. Mas seus discípulos ainda não compreendem. Jesus, então, tira os óculos e dá um passo pra trás: "Lázaro morreu". Agora sim seus discípulos entendem. Veja: os óculos com os quais Jesus enxerga a morte definitivamente são diferentes dos que estamos acostumados a usar.

Eles chegam da caminhada. Lázaro havia falecido há quatro dias. "Se o senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." É com essa frase que tanto Marta quanto Maria reagiram à chegada de Jesus, assim dando voz à dificuldade que o ser humano tem para discernir o dilema entre a soberania de Deus e a sua bondade. À Marta Jesus responde dizendo ser ele a Ressurreição e a Vida, o que significa que Deus é soberano inclusive sobre a morte. À Maria ele entrega suas lágrimas, demonstrando que Deus é bom e chora com a gente.

Finalmente chega a vez de Lázaro. "Dormindo" no sepulcro, ele ouve a voz de Jesus, é ressuscitado por ele e volta para a vida. Alguém já disse que Jesus teve que dizer "Lázaro, vem para fora!" porque se ele dissesse apenas "vem para fora"! todos os mortos voltariam a vida. Bem, a conclusão é que as pessoas passaram a crer em Jesus ao se encontrarem com Lázaro. Foi Irineu de Lyon quem disse que "a glória de Deus é o homem vivo", e aqui esse homem acabava de se tornar um sinal dessa glória, isto é, alguém por causa de quem as pessoas encontrariam sentido na existência.

Por meio dessa história sou lembrado que quem enxerga a morte com os óculos da ressurreição passa a interpretar o tempo de sofrimento não como perigo, mas como oportunidade.

E o nome dele era Jesus, que significa "o Senhor salva".
São Paulo - SP
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.