Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Entenda o que é o Evolucionismo Teísta [INDICAÇÃO]

Deixarei três materiais de consulta para que estiver interessado em entender mais sobre o "Evolucionismo Teísta"

• Ha um documentário produzido pela BBC: "Darwin matou Deus?"

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1772245376375647&id=1771013913165460

Este documentario discorre sobre os dois pontos de vista extremos dos que acham que a teoria da evolução implica ateísmo como Richard Dawkins e os que nem mesmo aceitam ela os chamados criacionistas da terra jovem. Ao longo do vídeo é argumentado a favor do evolucionista teísta, ou seja, a Teoria da Evolução não é um conceito contraditório à Bíblia, além de fazer uma breve análise sobre o Design Inteligente e conceitos ateístas como Gene Egoísta e Memes.


• Francis Collins: Médico, PhD em Físico-Química e um geneticista brilhante, além de ter descoberto a localização de genes responsáveis por três doenças importantes(fibrose cística, distrofia muscular de Duchenne e doença de Huntington) foi também diretor do Projeto Genoma Humano(concluído em 2003), atualmente é diretor do National Institutes of Health(NIH), nomeado pelo presidente Barack Obama, que também juntos, anunciaram em 2013 o projeto “Iniciativa BRAIN” que irá mapear o cérebro humano. Considerado um dos cientistas mais renomados atualmente escreveu o livro "A Linguagem de Deus": http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/por-dentro-do-debate-uma-resenha-do-livro-a-linguagem-de-deus O livro discorre sobre o evolucionismo teísta, ou seja, um dos mais renomados cientistas da atualidade não vê conflito algum com a Teoria da Evolução e com a Bíblia, tanto que também criou a fundação http://BioLogos.org/ que tem a mesma proposta de seu livro.


• Em um debate Cristopher Hitchens insinuou que a Teoria da Evolução implica ateísmo seu oponente William Lane Craig, que dispensa apresentação, respondeu:

"Se eu compreendi corretamente a última apresentação do Sr. Hitchens, ela fez algumas afirmações sobre a Teoria da Evolução, insinuando que ela seria incompatível com o teísmo. Eu tenho duas coisas a falar sobre isso. Primeiro, eu penso que a teoria biológica da evolução é simplesmente irrelevante para a veracidade do teísmo cristão. Gênesis 1 admite várias interpretações e não está comprometido de nenhuma forma com uma interpretação criacionista de 6 dias literais. Howard Van Till, Professor Emérito de Física e Astronomia em Calvin College, escreve:

O conceito de criação em 6 dias é requerido de quem acredita no Deus Criador descrito nas Escrituras. A maioria dos cristãos em minha área de estudo e que se encorajaram em estudos bíblicos ou científicos concluíram que essa visão criacionista especial do mundo não é um componente necessário a fé cristã.

E isso não é um passo atrás causado por descobertas científicas modernas. Santo Agostinho, no século IV, em seu “Comentário ao Gênesis”, explica que os dias não precisam ser interpretados literalmente, nem que a criação ocorreu há alguns milhares de anos. Ele sugere que Deus criou o mundo em etapas que vão se desenrolando e desenvolvendo gradualmente ao longo do tempo. Esta interpretação apareceu 1.500 anos antes de Darwin. Logo, não é uma revisão de doutrina frente a descobertas modernas da ciência.

Qualquer dúvida que eu possa ter quanto a Teoria da Evolução biológica é científica e não bíblica. A saber, ela requer uma sequência fantasticamente improvável de eventos.

Barrow e Tipler, dois físicos, no livro “The Anthropic Cosmological Principle”, listam 10 passos ao longo do curso da evolução humana. Cada um tão improvável que antes de acontecer, o Sol deixaria sua fase principal de estrela e iria incinerar a Terra! Por exemplo, eles calcularam que a probabilidade do genoma humano ter aparecido naturalmente é de algo entre 4 elevado a -180, elevado a 110.000 e 4 elevado a 360, elevado a 110.000. Ou seja, se a evolução natural realmente aconteceu neste planeta foi literalmente um milagre. Logo, uma evidência para a existência de Deus. Logo, eu não penso que seja um argumento para o Ateísmo, muito pelo contrário. Isto nos dá um suporte para afirmar que Deus atuou durante o processo evolutivo.

Os cristãos estão abertos a seguir as evidências para onde elas apontarem. Em contraste a isto, Alvin Plantinga, diz: “Para os naturalistas, a evolução é a única aposta disponível, não importa o quão improvável as chances sejam contra ela… ela tem que ser verdade porque não há um Projetista Inteligente por trás dela.”

De certa forma temos um pesar pelos ateus, pois eles não podem realmente seguir as evidências para onde quer que elas apontarem. Os pressupostos deles (compromissos com o naturalismo) já determinam em que vão acreditar no fim. Por outro lado, se existe um Projetista e Criador do Universo, logo Ele pôde colocar, nas condições iniciais do Big Bang, toda sintonia necessária para permitir a evolução da vida inteligente. Logo, penso que a evolução naturalista simplesmente não se sustenta frente a sua improbabilidade."
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.