Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Em meio ao desespero, descanse.

Não é uma grande surpresa saber que passamos por um período crítico, onde, praticamente, todas as áreas da existência humana estão em um ciclo de desesperança e desânimo, a ponto de, como citado por uma motorista de aplicativo em uma matéria para a BBC Brasil, dar "vontade de chorar, a conta não fecha (...). É desespero todo dia." Essa experiência não é inédita na história das sociedades. A Bíblia relata algumas histórias em que a finitude humana exala, como a de Elias, por exemplo, mostrando que ele era "humano como nós" (Tg 5.17).

O ponto crítico da jornada do profeta acontece logo após um dos momentos em que, aparentemente, Deus mais estaria em sintonia com ele, que foi o confronto com os profetas de Baal, no monte Carmelo (1 Rs 18.1-40). O medo covarde do Rei Acabe era o reflexo da triste situação do Reino do Norte (Israel) – dominado por um rei mole, fraco espiritualmente, e dominado pela sua esposa, Jezabel , que pretendia cumprir cada uma das palavras de sua ameaça e tinha a intenção de punir Elias severamente.

Após um ciclo em que se combinou colapso emocional, exaustão, fome e uma sensação profunda de fracasso, acrescidos de falta de fé no Senhor, Elias mergulhou em uma profunda combinação de desespero e depressão, a ponto de, pela força do medo, caminhar cerca de 400 quilômetros até Berseba e, após deixar seu servo, mais 250 quilômetros (aproximadamente) até o deserto no caminho para o monte Sinai e, após pedir para morrer – por se achar incompetente para a missão –, dormiu sem perceber.

Enquanto o profeta dormia, o Senhor enviou um anjo para suprir suas necessidades, dando comida, bebida e descanso suficientes para percorrer quarenta dias e quarenta noites até o Horebe, para encontrar Deus face a face. Precisamos entender naturalmente que o descanso é um ato de entrega a Deus, por entendermos nossos limites e nos entregarmos totalmente a Ele, para que nos garanta esse mesmo descanso, como uma resposta direta e necessária ao nosso desespero.

A serenidade que precisamos ter, nos tempos atuais, para combater o desânimo e o desespero diante de tantos problemas, "não é algo que eu consigo forjar com minhas próprias forças, nem obter com pensamento positivo. Este tipo de paz nos é dado como um presente por Jesus Cristo e experimentado ao desenvolvermos um relacionamento real com ele (...)por causa de nossa fé em Deus, que está baseada em quem Deus é, no que ele diz e faz." (Vanessa Belmonte)
Niterói - RJ
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.