Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus tem planos pequenos para ti

Já no término de seu ministério, Jesus comunicava aos apóstolos a proximidade de Sua morte e ressurreição (Mc 9:31; Mt 16:21; Lc 18:33). Depois que Ele prediz a sua morte e ressurreição, Pedro se contrapõe e diz: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!" (Mt 16:22). Ao que Cristo responde: Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens" (Mt 16:23), algo que os apóstolos não entendem muito bem porque na expectativa que tinham em relação ao Messias, Ele não deveria morrer, mas tirar o poder de Roma e devolver a soberania e o reinado para o povo de Israel.

E como não entendiam, os apóstolos foram discutindo entre si ao longo do caminho até Cafarnaum. Quando encontraram uma casa e estavam estabelecidos, Jesus perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho?" (Mc 9:33).

Eles ficaram com vergonha e em silêncio porque no caminho eles estavam discutindo qual deles seria o maior (Mc 9:34).

Cristo então se assenta como mestre, com toda paciência, para ensinar os seus discípulos sobre os nossos projetos de poder, nossos projetos de glórias humanas. Ele chama os Doze e diz: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos" (Mc 9:35).

Temos que buscar ser servos de Deus, ser servo de Deus é ser servo do meu irmão, pois é servindo ao meu irmão que eu sirvo a Deus. Servindo ao meu irmão, servindo na minha igreja local, servindo ao mundo.

Pois é essa a dinâmica do reino: quem quer ser o maior seja o menor servindo, quem a quer ser forte seja fraco, quem quer crescer que diminua. A lógica do reino é diferente da lógica do mundo.

A seguir, o Nazareno tomou uma criança no seu colo, a envolveu nos braços e disse: "Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou" (Mc 9:37)

Jesus pega justamente uma criança que não tinha muito crédito na sociedade, assim como as mulheres daquela época e Sua mensagem é para que estejamos preparados para as coisas pequenas, pensamos em coisas grandes, em coisas altas, mas é preciso que estarmos preparados para as pequenas porque quem faz as coisas pequenas e faz em Seu nome, o Pai recebe e é isso que nós precisamos entender.

Talvez Deus não nos dê coisas grandes para fazer, mas eu não tenho dúvida de que nos usará para as coisas pequenas e a gente deve fazer essas coisas pequenas como se elas fossem grandes, porque aos olhos de Deus elas efetivamente o são.

Ainda que o mundo valorize o poder econômico, o poder político, o status, os cargos eclesiásticos, os títulos acadêmicos, a presença nas mídias, isso não é o que importa.

E não há problema algum com as pessoas que tenham obtido esse "sucesso" ou prestígio, se não os tomam como prioridade em suas vidas. O problema é quando as pessoas vivem em função desse "sucesso" ou então, quando essas pessoas que estão em uma situação privilegiada falam para as pessoas que não têm as mesmas condições coisas como: "Deus me chamou para coisas grandes e você também tem um grande chamado".

Jesus, sabiamente, separou o Estado da Igreja em Mateus 22:21, justamente para que não se fizesse nenhum descalabro em nome de Deus. A luta pelo Estado laico é também luta primordial. Ainda assim, durante séculos religião e política se fundiram em uma única estrutura. É, especialmente, a partir do século XVI, com a Reforma Protestante que se rompe com esta ideia, possibilitando ao mundo alcançar a modernidade, o respeito e a igualdade. Se hoje, que sabemos o final da história, ainda há cristãos (discípulos de Cristo) que passam tempo em discussões de projeto de poder para a igreja, isso só revela que há mais "cristãos" preocupados com tronos que em distribuir os pães.

Talvez Deus não te chame para pregar sermões para grandes plateias, talvez você fale apenas para sua família ou pequenos grupos, e Deus não pede que você almeje coisas maiores, pois o que Deus pede é que você queira ser servo, porque servindo é que você será grande aos olhos de Deus, pois foi para isso que Deus nos chamou, para servir.

Sirva, sirva naquilo que Deus te chamou para fazer e não se preocupe em ser grande. Deus quer que sejamos pequenos e que nos tornemos os últimos e que sejamos servos de todos. Para isso que Deus nos chamou e a gente deve fazer com alegria no coração, porque quem recebe uma criança em nome de Jesus, ou seja, quem faz coisas menores aos olhos do mundo, O estará agradando.

Busquemos, portanto, evitar como tantos atualmente, olhar para os planos de Deus de forma deturpada, não podemos ir atrás dos olhares da sociedade, precisamos ir atrás do olhar de Deus, de como Deus enxerga as coisas e como vimos, o Seu olhar se concentra nas pequenas coisas.

Deus tem pequenos planos para ti. Não os ignore. Cumpra-os em alegria. "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mc 8:36)
Curitiba - PR
Textos publicados: 12 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.