Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus é luz - posso me ver

Existem situações em nossas vidas sem o menor brilho. Temos uma imensa fome de luz. Ficamos confusos, frustrados, queremos ver saídas ou entradas, queremos ver o sentido das coisas e, sobretudo somos seres desejosos de gozo e plenitude.

Existe em nosso DNA humano uma reserva especial de buscas por experiências que nos façam sentir mais vivos, empolgados, dinâmicos, e com certeza participantes de um cenário de beleza e radiância emocional e espiritual bem como física.

Gostaria de propor que a frase bíblica “Deus é Luz” abarca essas nossas buscas e as satisfazem plenamente.

É uma pena que Deus tornou-se para nós um ser sem brilho, sem alegria e sem vivacidade.

Não é o que as Escrituras nos dizem dele. Deus é o ser mais realizado e alegre de toda a existência possível. Nada pode roubar seu brilho e glória. Palavras como beleza e bom são intercambiáveis nas Escrituras em suas línguas originais, e igualmente aplicáveis a Deus.

Quando João afirma que Deus é luz, ele tem como pano de fundo a visão de Jesus, sua transfiguração e sua existência. João argumenta que “vimos a sua glória, como a do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”(Jo 1.14). Glória. Luz, bondade e beleza são termos que apontam para a mesma afirmação “Deus é Luz”.

Nosso coração é um terreno abandonado à ilusão e a esterilidade do pecado. Somente a luz pode nos revelar a beleza de um novo amanhecer a cada instante.

A luz revela quem somos, bem como as diversas maneiras que desenvolvemos para fugir de nós mesmos, tentando encantar e manipular os outros.

Não gostamos muito de admitir as nossas carências humanas. Achamos isso fraqueza, falta de poder espiritual ou emocional. Mas ao fazermos isso deixamos de lado também a nossa cura, pois Jesus nos disse que tinha vindo para os enfermos e não para os sãos.

Após a queda, forjar artimanhas para não lidarmos com nós mesmos é uma realidade tão presente, que temos que desenvolmer maneiras multiplas para nos iludir e não lidarmos com essas situações.

É difícil a gente reconhecer que somos seres que desenvolvem imagens ilusórias sobre nós mesmos a fim de impressionar. Essa tentativa quem sabe pode nos fazer sentir vivos, mas ao final nos aprisiona ainda mais em ilusões.

Isso tudo nada mais é do que fuga da luz, representações, coisas que nos remetem a confusões, tédio e insegurança.

Deus é luz, em sua presença há abundância de festividades, de dança. Ali celebramos a segurança, a vida que nos impacta através de Seu Espírito Santo, ali encontramos a cura de nós mesmos.

Essa luz é tanto estética como ética. Suas formas que embelezam e atraem ao mesmo tempo nos moldam o caráter.

Na espiritualidade cristã precisamos recuperar a idéia que somente o celebrável, somente o desejável, e somente o regozijável que é uma experiência trinitária de Deus, é um poder capaz de mudar nossas afeições e nos remeter a comportamentos de vida, luz e plenitude.

No cristianismo a experiência de Deus é a base para o discipulado, não o entendimento técnico-racionalista.

Nosso desejo é que você experimente isso em seu dia, mesmo que esse dia esteja insinuando um período de luto ou depressão.

Contemple o Deus que é luz, banhe-se nisso e veja seus efeitos em sua interioridade. Vá além exale isso em seu ambiente, enchendo-o da luz eterna.
São Paulo - SP
Textos publicados: 15 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.