Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus ama quem dá com alegria

"Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. " (2 Coríntios 9:6-7 – NVI)

Paulo estava organizando uma coleta, uma oferta para os pobres de Jerusalém. Ele vem aqui nesse texto estimulando os coríntios a participar. Nesse capítulo 9 da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios ele fala sobre generosidade. Era um tempo de fome e crise para os pobres da Judéia, esse período de fome havia sido profetizado pelo profeta Ágabo no livro de Atos. Naquele mundo antigo a maioria das pessoas era muito pobre, estudiosos dizem que mais de 80% das pessoas viviam em extrema pobreza.

Podemos observar que a evangelização e a ação social caminham juntas. Paulo além de pregar o evangelho, de ter um coração missionário ele também dava assistência aos necessitados. O seu chamado era para os gentios, mas ele sempre olhava para os pobres. O apóstolo vai ensinar que um presente sempre precisa ser dado com generosidade.
Quando a oferta parte de um coração alegre, o doador também é favorecido, ele desfruta das bênçãos de Deus. Quem dá a semente é Deus. Tudo o que temos é pela graça de Deus. Quando ajudamos o próximo, quando olhamos o necessitado, isso resulta em louvor a Deus.

Quando fazemos as coisas com amor os frutos são de bondade e generosidade, mais quando as coisas são feitas com avareza tudo é voltado pelo interesse e pelo egoísmo.
Cada pessoa deve avaliar e escolher como vai ofertar ou ajudar, o texto diz: "Cada um dê conforme determinou em seu coração". Paulo diz "não com pesar ou por obrigação", o ato de ofertar não deve ser realizado com relutância ou má vontade. Essa relutância sugere um apego ao material, de modo que a pessoa não esteja muito disposta a ajudar, e com isso ela se lamenta, ela ajuda com lagrimas. Também significa que a oferta tem sido dada por causa de pressões externas que obrigaram a pessoa a contribuir.

O ato de dar precisa ser voluntário e individualmente motivado, porque "Deus ama quem dá com alegria". Quando ofertamos com alegria, sem esperar nada em troca, sem pressão ou obrigação, sem pensar em fazer negócio com Deus, esse crente é abençoado. O versículo 6 está ligado ao 7, porque a colheita não é porque ele deu muito, mais porque ele deu com alegria e Deus ama quem age dessa forma. Deus não ama aqueles que dão muito, Deus ama quem dá com alegria. Deus ama os generosos e alegres. Não é só questão de dinheiro, devemos entregar tudo com alegria, nosso tempo, nossa vida, nosso serviço, tudo é para o Senhor. Tudo isso é fruto da fé em Jesus.

Você pode ofertar sua vida, seu tempo, seu serviço, tudo para Deus. E o principal e fazer com alegria. Deus ama quem da alegria; não faça as coisas de qualquer forma, vamos servir a Deus e ao próximo com alegria no nosso coração. Deus tem grande alegria em abençoar o seu povo, com bênçãos espirituais e materiais que são mais do que se pode contar. Não podemos esquecer que tudo vem de Deus. Agora por mais que você possa ser generoso, nenhum homem se compara a Deus que possuiu uma graça superabundante, e que deu seu único filho em nosso favor. Deus é o exemplo máximo de generosidade, Paulo disse no capitulo 8 em Segunda Coríntios que Jesus sendo rico, se fez pobre por amor a nos. (2 Coríntios 8.9)
Mineiros - GO
Textos publicados: 13 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.