Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Descoberta

Recentemente em uma aula na faculdade ouvi a seguinte frase: "Eu não acredito em Deus!" E logo depois disseram: "Deus não existe". E como isso me assustou e ao mesmo tempo me deixou espantado com tamanha sinceridade. Eu sei que faço filosofia, que afirmações como essas não deveriam me assombrar, mas eu simplesmente não resisti ao meu próprio susto.

De volta para casa, fiquei pensando nas declarações já citadas, e fiquei pensando: Como não acreditar em Deus? E isso ocupou o meu pensamento até chegar ao meu lar. Antes de dormir comentei isso com minha esposa que fez com que eu deixasse isso pra depois. Ao acordar no outro dia, o pensamento ainda martelava em minha cabeça. E quando estava indo ao trabalho cheguei a uma conclusão: Eu também não acredito em Deus. É descobri que sou ateu. Nunca acreditei e nem sei se tenho fé o suficiente para acreditar.

Eu não acredito em um deus que seleciona alguns como preferidos enquanto outros são jogados a própria sorte. Não acredito em um deus que mata, não acredito em um deus que tira as casas, terras, famílias, em prol dos eleitos. Não acredito em um deus que escolhe os líderes humanos, como se não fossemos capazes de saber qual é o mais capacitado. Não acredito em um deus que divide ou subtrai em vez de multiplicar ou somar. Não acredito em um deus que é inimigo da razão, não aceita os argumentos da ciência e nem entende os pensamentos lógicos. Não acredito em um deus que deixa os seus filhos a míngua, que não cuida das suas criaturas pelo simples fato destes escolherem não andar mais com ele. Não acredito em um deus que se vende por atitudes humanas, que se vende por ofertas “gordas”, e nem por rituais que exploram os limites humanos. Não acredito em um deus sarcástico que escolhe alguns para serem completos e outros para viverem com suas limitações físicas. Não acredito em um deus que mente, para assegurar sua vontade, não acredito em um deus que prefere o rico, o grande, o poderoso, o melhor, para ser seu representante. Não acredito em um deus que tira a oferta da viúva e que ri do pobre por causa da sua situação financeira. Não acredito em um deus que é tendencioso para com aqueles que fazem tudo conforme manda o regulamento. Não acredito em um deus que usa de poderes para persuadir os estúpidos humanos, nem que usa de argumentações chulas para os obrigarem a fazer sua vontade. Não acredito em um deus que limita o poder do perdão, que não respeita os homens com suas escolhas e que tenta de tudo para que estes andem conforme foi dito pela tradição. Não acredito em um deus que não sorri que não dança que não come que não sente raiva, que não aceita os sentimentos humanos em sua plenitude. Não acredito em um deus que mata seu filho e faz isso por mero prazer em vê-lo morto. Não acredito em um deus que não seja o mesmo Deus de Jesus.

Ah! Neste Deus eu acredito. Um Deus que senta com os seres humanos, um Deus que se cansa, um Deus que sente fome, que aprendeu a andar, um Deus que entende a condição humana como uma caminhada para a redenção, um Deus que ouve que fala, chora, ri, dança, bebe, vive como se cada dia fosse o último da sua eterna vida. Um Deus que não desiste de amar a humanidade, um Deus que não coloca condição para ser amado, admirado e respeitado. Acredito sim em um Deus que anda do lado da gente, com os pés nos chão, que deixa suas criaturas brincarem com areia, não se importando se vão ou não se sujarem. Acredito em um Deus que deixa seus filhos livres para tomarem suas próprias decisões, que respeita o individual de todos em prol da coletividade. Acredito sim, num Deus que não favorece apenas alguns, mas que faz cair a chuva sobre todos, ordenando que o planeta gire para que possa ser dito: “o sol nasce para todos”. Acredito em um Deus que aceita minha imperfeição e não me constrange querendo mostrar que outros são melhores do que eu, devido suas “perfeições”. Acredito em um Deus aceita minhas inquietações e duvidas e compreende os meus desabafos com os outros e até com ele mesmo.

É neste Deus, no Deus que Jesus cria, servia, e chamava de Pai, é neste Deus em que eu que acredito.

Naquele que é Deus pelo que é
Fortaleza - CE
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.