Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Consciência do pecado

Podemos afirmar que a espinha dorsal da hamartiologia é a correta compreensão bíblica do que é o pecado. O pecado é definido por uma palavra que significa errar o alvo, ou não atingir os propósitos de Deus. O Catecismo Maior de Westminster declara: “Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou a transgressão de qualquer lei por Ele dada como regra, à criatura racional”. Segundo Millard J. Erickson: “Pecado é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, com a lei moral de Deus. Isso pode ser uma questão de ato, de pensamento ou de disposição”. Portanto, entendemos o pecado como algo principalmente relacionado a transgressão ou oposição a Deus. E como revelado nas Escrituras, o pecado entrou por meio de Adão e Eva e foi inserido na humanidade. Portanto, além de sermos passíveis de pecar temos ele como componente intrínseco à humanidade depravada.

A Bíblia ainda vai além afirmando que “todos pecaram” colocando todos os homens na mesma sorte. Millard J. Erickson ainda afirma: “Por isso, não é tão fácil debater essa doutrina em nossos dias. Como mostrar às pessoas a realidade do pecado quando o sentimento de culpa é retirado das consciências? Quando há uma influência psicológica onde a culpa é entendida como um sentimento irracional que a pessoa não deve alimentar. Como mostrar que o pecado é uma força interior, uma condição inerente, um poder controlador quando as pessoas consideram-se boas por simplesmente não cometerem atos bárbaros.”. Enfim, como trazer às mentes pós-modernas toda amplitude de sentido do pecado como descrido biblicamente? Ainda pior que o mero desconhecimento e a falta de compreensão da doutrina é a negação dela. Esta é nossa perniciosa realidade. Há correntes filosóficas, científicas e religiosas guiadas por influência maligna que engendram teorias e explicações postulando a inexistência do pecado. E isso é nefasto. Quando tiramos o pecado da realidade humana estamos desconsiderando a necessidade também de expiação. É o mesmo que afirmar que não temos falhas e ainda mesmo que não precisamos de um salvador.

Tirar o pecado da consciência do homem é fazê-lo zombar do Senhor que é justo e santo. É zombar de toda revelação. Negar o pecado é negar a Lei de Deus, pois é ela que nos mostra o quanto somos corruptos e pecadores. Negar o pecado é negar a obra de Jesus Cristo em sua morte e ressurreição. É negar o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Negar a existência do pecado é perder um futuro com o Senhor Jesus, pois “sem santificação ninguém verá a Deus”. Negar a existência do pecado é ser “embalado” para o dia do Juizo e da Ira de Deus. Portanto, não são poucas as desvantagens sofridas por aqueles que assim agem.

Pensem nisso!
Ji-paraná - RO
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.