Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Como tratar a ansiedade?

"Não andeis ansiosos por coisa alguma..." (Filipenses 4.6a).

O que é ansiedade?
Ansiedade é uma preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. A ansiedade pode ser normal e é um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana.

Em maior ou menor grau, todos sofremos com este mal. O problema da ansiedade atinge as pessoas há muitos anos. A Bíblia afirma que o excesso de ansiedade é pecado, falta de confiança na providência e no poder de Deus. Ela pode ser causada por causas externas, influências químicas como alterações na alimentação, sedentarismo e outros. Porém, a grande maioria dos problemas de ansiedade são os questionamentos quanto às angústias da vida.

Muitas pessoas estão terrivelmente presas ao seu passado, o que gera nelas uma angústia terrível por não conseguirem mudar o que já passou. Outras, ficam presas a um futuro que elas nem sabem se aquele fato que elas temem ocorrerá ou não. Assim, a ansiedade pode ser gerada por grandes frustrações não curadas do passado ou por falsas e enfadonhas expectativas sobre um possível futuro.

Como escapar da ansiedade?
"Não andeis ansiosos de coisa alguma…" (Fp 4.6) é uma ordem. Paulo faz eco aqui às palavras do Senhor Jesus no Sermão do Monte, quando o nosso Senhor dá-nos a mesma advertência no que se refere ao que havemos de comer, beber e vestir - ou seja, em se tratando de nossas necessidades mais básicas. Muito mais quanto às coisas que não nos são caras! Não andar ansioso é não permanecer preocupado ou com medo por mais tempo do que devemos. Uma coisa é a preocupação amena, a cautela. Outra, é viver em ansiedade, em preocupação demasiada. Isso é pecado e deve ser tratado com arrependimento.

"... em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições..." (Fp 4.6). Devemos lançar sobre Deus todas as nossas preocupações, inquietações, necessidades, problemas, aflições e angústias. O Senhor conhece os nossos corações, e antes mesmo que as palavras alcancem os nossos lábios, o Senhor de antemão já as conhece. Portanto, devemos lançar sobre Deus tudo aquilo que está perturbando a nossa alma e trazendo problemas e dificuldades para as nossas vidas. Como faremos isso?

"... pela oração…" (Fp 4.6). Um dos grandes males dos cristãos contemporâneos é a falta de oração. E porque os cristãos não oram, não buscam intimidade com o Senhor, então são afligidos por toda a sorte de males. A oração é um bálsamo onde nós podemos nos encontrar com Deus em toda hora e lugar, e assim deitar sobre Ele tudo o que nos aflige. Não oramos porque somos incrédulos. Se de fato crêssemos no Senhor, passaríamos ainda mais tempo em oração e busca incessante. Porém, a oração não deve incluir somente clamores por ajuda, mas também confissão de pecado, profissão de fé, adoração, ações de graças, intercessão. Lemos nas Escrituras que Davi sofreu muitos momentos de grande angústia e aflição.

"... e pela súplica…" (Fp 4.6), uma forma de oração mais angustiante, em que derramamos os nossos corações na presença do Deus Altíssimo. O verbo suplicar significa solicitar com empenho e insistência, implorar, rogar. Qual foi a última vez que você derramou o seu ser em oração suplicante, em clamor por graça e misericórdia de Deus? Assim, orações e súplicas devem nos conduzir ao Senhor em reverência e humildade de coração, crendo que os ouvidos do Senhor estão atentos à elas e que, no devido tempo, ele nos responderá. A oração e a súplica são uma forma de também colocarmos "pra fora" nossas inquietações e pecados, porém para realmente Àquele que é poderoso para perdoar os nossos pecados e nos ajudar. Muitas pessoas ficam constantemente lamentando, ou suplicando a pessoas que não podem ajudá-las. Mas o Deus da paz está sempre com os seus ouvidos atentos para ouvir nossas orações e súplicas!

"... com ações de graças" (Fp 4.6). Nossas orações e súplicas ao nosso Deus devem ser banhadas com gratidão. Pessoas ingratas sãos frustradas, murmuradoras e geralmente desagradam ao Senhor. O entendimento de que não somos merecedores de absolutamente nada, e tudo o que temos e somos - ainda que julgamos ser pouco - é por pura graça e misericórdia, leva-nos à oração com um profundo sentimento de gratidão em nossos corações. Nem tudo vai estar como desejaríamos que estivesse, ou segundo o nosso enganoso coração. Mas, antes de adentrarmos ao Santo dos santos seremos conduzidos a uma gratidão por pertencemos a Jesus Cristo sem que tenhamos mérito nenhum para isso! A gratidão nos leva a orar e suplicar de forma humilde, entendendo que de Deus é o querer e o efetuar, segundo a sua boa, perfeita e agradável vontade. antes de abrirmos os nosso lábios compreendemos que ele mesmo é o Autor e o Consumador da nossa fé e que, se nos achegamos à Ele, é porque o Seu próprio Santo Espírito assim o quis.
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.