Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Omelete de Homilética de Salmões e "Salminhos":

Cem juízas? Sem juízos!!!

§ A pergunta faz sentido? A resposta, sim!!! Porquanto, os salmos deixam o período de Moisés e Josué, e têm uma passagem rápida pelo tempo dos juízes, antes da travessia longa pelos dias de Davi.

§ O “5º” salmo é o Texto do Sl 106.34-46. Estudemo-lo com uns Textos de O Livro dos Juízes.

§ F.B Meyer, autor da obra Comentário Bíblico Devocional, no livro sobre o Antigo Testamento, ao comentar o Sl 106.34-46, escreve que “Podemos resumir a história de Israel em fase de pecado e punição, arrependimento e libertação” (página 314); essa descrição parece com a de Juízes, fazendo sentido, pois a perícope em tela é do tempo dos juízes – após tudo de Jefté (Jz 10.6-12.7) e antes da consagração de Samuel (1 Sm 1.24-28) e do 1º casamento de Sansão (Jz 14.1-15.2) –, tudo entre o ano 1114 ao 1096 antes da era cristã.

1 - Povo de Deus, Desviado? Alerta!!! –
§ Os versículos 34 a 39 do Salmo 106, com Juízes 10.6, apontam desvios, não de outro povo, mas, do próprio povo de Deus, chegando este à idolatria ou prostituição espiritual.
§ Os Texto supra-referenciados nos relembram que devemos estar alertas, para não cairmos nos muitos laços do diabo, do mundo, da carne, e do pecado, e, não só desse quarteto essencialmente desafinado, mas, até, de uns conjuntos aparentemente afinados.
§ De 28 a 30 de agosto próximos passados, dentre minhas leituras, li de um bom autor da região – JOSÉ Soares MATIAS: O Herege do IIII Reich –, onde aquele dá voz a este, na pág. 145: “[...] Num futuro bem próximo, vocês verão a obra de Lutero, o grande questionador, totalmente desvirtuada [...] Voltará as vendas de indulgências”. Nas preliminares (p. 11), José Matias, reportando ao televisivo Roda Viva, escreveu de “igrejas imediatistas [...] Os fiéis viraram clientes e pagam fortunas por um milagre”.

2 - Povo de Deus, Disciplinado? Aperta!!! –
§ Os vers. 40 a 43 do Sal. 106, com Juí.10.7-9, mostram a disciplina de Deus, não só de povos distantes d´Ele, mas, ainda, do Seu povo, pois este se desviara Daquele.
§ Esses Textos em apreço nos mostram Deus irado e disciplinando, quando Seu povo peca! Não-poucas paragens bíblicas mostram-nos isso, mas passagens de Juízes têm cores fortíssimas para pintarem esse quadro!! Deus aperta Seu povo!!!
§ Dentro do assunto de disciplina do Pai Celestial aos Seus filhos, é belíssima a descrição em Hb 12.4-12 – o título na Versão Atualizada já informa do tocante conteúdo: “As provações revelam o amor paternal de Deus para com seus filhos” –; e, no tocante a isso, aprendemos que a disciplina é necessária aos filhos, até para provar que eles não são bastardos (“se estais sem correção [...], logo sois bastardos” – versículo 9), e, poderíamos dizer, nesse sentido, que, se Deus não disciplinasse Seus filhos, Ele seria um padrasto apático... Vale à pena reler e refletir toda CITAÇÃO-da-referencia em voga.

3 - Povo de Deus, Dedicado? Acerta!!! –
§ Os vv. 44-46 do Sl 106, com Jz 10.10-12.7, informam, não só que o povo perdido pode se arrepender, mas-MAIS, que o povo salvo deve se arrepender; aqui, mais u´a vez, o povo se arrependeu e buscou a Deus, que o perdoou e libertou-o, isso por quê Deus é Amor, e tem amor e tudo relacionado com este.
§ Os Textos retro-referenciados nos relembram que Deus está pronto a nos perdoar e purificar (podemos até adiantar com 1ª de João, 1.9). Quando o povo de Deus se consagra a Ele, tal acerta.
§ Explicitamente a Bíblia fala do “PP”! – Perdoar e Purificar!!! –. Mas, implicitamente, do “LLL” (que poderemos tratar noutra ocasião!): Livrar-Libertar-Liberar!!!...

§ Esses Textos de Salmos e de Juízes nos conscientizam que, se não criarmos juízo, o Juízo de Deus virá forte sobre nós!!!
§ Faltaram cem juízas para falarem ao povo, logo, à ele alertar, e a sentir-se apertar as cousas, e, acertar-se nas CAUSAS? Os juízes e pelo menos uma "dessas juízas" tirou o povo da situação de sem juízos!!!

§ Que no período pós-Juízes, não fiquemos no prejuízo! Aprendamos com Sl 106.34-46, não caindo na do povo, mas, se cairmos, cairmos-em-si para levantarmos dai!!!

(Tripas / tri-Paz – 331).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.