Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

As duas pedras na vida de Jacó

A história de Jacó é a história da nossa vida. Jacó significa: enganador, suplantador. Do relato bíblico acerca de Jacó, podemos ver algumas circunstâncias que marcaram sua vida: 1ª) guerra com o irmão desde o ventre da mãe (Gn 25.22); 2ª) Juntamente com Esaú, provocava sentimentos diferentes em seus pais: o pai amava mais a Esaú e a mãe amava mais a Jacó (Gn 25.27-28); 3ª) Aproveitou a fragilidade espiritual de seu irmão, Esaú, acerca da primogenitura para, de forma carnal e inadequada e sob juramento, levar vantagem sobre ele, comprando-lhe o direito à primogenitura (Gn 25.30-31); 4ª) Enganou o pai, numa aliança carnal e inadequada com sua mãe para obter a bênção (Gn 27.23); 5ª) Foi perseguido pelo desejo mortal de seu irmão (Gn 27.41); 6ª) Atendendo ao desejo de seu pai, era um homem em busca de uma família (Gn 28.5).

Este era, de forma resumida, o quadro da vida de Jacó. Alguma semelhança conosco?: 1) Guerreamos contra nossos irmãos; 2) Manipulamos os sentimentos dos obreiros, provocando divisões no corpo; 3) Alegramo-nos com a fragilidade dos irmãos, no momento em que eles perderão a visão acerca das coisas espirituais e barganhamos, para nós, a bênção; 4) Celebramos alianças carnais e inadequadas com o propósito de enganar aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 5) Tornamo-nos fugitivos, vítimas do ódio cujo embrião estava oculto em nós; e 6) Destruímos a nossa família, provocamos o ódio no meio dela e agora, só nos resta uma coisa: peregrinar como fugitivos no mundo, sob o pretexto de buscar uma família. 

Quão semelhantes somos a Jacó! Aquele suplantador somos nós! Ó, que o Senhor tenha compaixão de nós! 

A narrativa que se segue a respeito de Jacó nos revela algo maravilhoso: "o encontro de Jacó com as duas pedras". A única forma reservada pelo Senhor para que sejamos moldados à semelhança de Jesus é o encontro com estas pedras. O Senhor reserva para nós, como reservou para Jacó, um encontro especial com duas pedras.
O texto de Gênesis 28.10-11 nos revela que Jacó estava fugindo de tudo, seu passado, seu irmão, seus enganos e suas mentiras. Como forma de enganar a si mesmo, pensava estar à procura de uma família. Este tipo de peregrinação gerou cansaço nele. O engano produz cansaço no homem. No meio das trevas lá estava Jacó, sem possibilidades de continuar a sua viagem. Jacó tinha apenas um único desejo: deitar e dormir.

Neste momento, no limite de suas forças, Jacó se encontra com a primeira pedra...

PARA CONTINUAR A LEITURA DESTA MENSAGEM, VISITE O SITE:
http://www.moradaviva.cjb.net
Distrito Federal - DF
Textos publicados: 14 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.