Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ano novo: pro que der e vier!

Já desponta 2010, em sua nova aurora, cheio de expectativas, guardando os seus segredos, ainda não descortinados diante dos nossos olhos, com mais capítulos da nossa vida.

A única maneira salutar de enfrentarmos o futuro é guardando a nossa fé em Cristo, e isto o Apóstolo Paulo fez magnificamente, a despeito de todos os perigos potenciais que também são inerentes à nossa condição humana:

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8:38-39).

Jamais devemos achar que a fé cristã seja algo parecido com um amuleto que carregamos para tentar afastar as dificuldades da vida, pois, até muitos dos heróis da fé, citados na Epistola aos Hebreus, vivenciaram grandes lutas:

“E que mais direi ? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra” (Hebreus 11:32-28).

Aprendo também com a passagem bíblica contida em Daniel 3:17-18, que Sadraque, Mesaque e Abdenego eram crentes pro que desse e viesse. Tanto que, ao desobedecerem à ordem do Rei (que exigia adoração aos seus deuses e à estátua de ouro que construíra), correram o risco de serem lançados e consumidos pela/na fornalha ardente, entretanto, foram destemidos quando disseram ao Rei Nabucodonosor:

“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”.

Bem recentemente escutei uma declaração interessante: “Deus nos criou para O servirmos. E somente quando nos rendemos ao Senhorio de Cristo é que nos tornamos seres humanos felizes”.

Devemos entender que a vida cristã deve ser marcada pela renúncia aos nossos interesses egoístas: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 16:24-25)

Nenhum projeto humano poderá ser bem sucedido integralmente se Deus não for convidado para dirigi-lo. E isto prescinde da necessidade de fazermos escolhas que estejam pautadas nos ensinamentos da Palavra de Deus. E devemos também deixar de ser pragmáticos. Afinal de contas, “nem tudo o que reluz é ouro”, pois também diz a Bíblia: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Pr 4:12)

Devemos repudiar a soberba e o orgulho, pois falou Jesus: “Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação” (Lucas 16:15)

Para esta reflexão, julgo oportuno também fazer referência à seguinte passagem bíblica:

“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele (Jesus) lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será ? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus" (Lucas 12:13-21).

Um verdadeiro cristão é aquele que vive na terra, mas tem o seu coração e mente antenados com o céu, pois, como disse o Apóstolo Paulo: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19)

Portanto, no ano novo, seja um cristão autêntico, pro que der e vier.
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.