Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Analisando um histriônico dentro da igreja sob perspectiva psicológica

Você agora pode está se perguntando sobre o que é uma pessoa com comportamento histriônico, se acha que é algo sem importância, errou. É um grande mal que infelizmente está na igreja e afeta principalmente a liderança da ECLESIA. Transtorno de personalidade histriônica é definido pela Associação Americana de Psiquiatria como um transtorno de personalidade caracaterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e comportamento inapropriadamente sedutor, normalmente a partir do início da idade adulta. Tais indivíduos são vívidos, dramáticos, animados, entusiásticos e paqueradores. Talvés esteja a se perguntar como se pode identificar um histriônico, eis ai algumas caracteristicas :

•Comportamento exibicionista;

•Busca constante por apoio ou aprovação;

•Dramatização excessiva com demonstrações exageradas de emoção, tais como abraçar alguém que acabou de conhecer ou chorar incontrolavemente durante um filme triste;

•Sensibilidade excessiva frente a críticas ou desaprovações;

•Necessidade de ser o centro das atenções;

•Baixa tolerância à frustração ou à demora por gratificação;

•Rápida variação de estados emocionais, que podem parecer superficiais ou exagerados a outrem;

•Tendência em acreditar que relacionamentos são mais íntimos do que na realidade são;

•Decisões precipitadas.

Se essas caracteristicas não se enquadra a você, parabéns, mas o que me diz daquela pessoa que acabou de trazé-la a memoria quando leu as referências assima? quem sabe pode ser ela mesma!

A causa deste transtorno é desconhecida, mas eventos da infância como mortes de familiares próximos, doenças de familiares próximos que resultam em ansiedade constante, divórcio dos pais e genética podem estar envolvidos. Ele é mais diagnosticado em mulheres do que em homens; homens com sintomas similares normalmente são diagonosticados com transtorno de personalidade narcisista. Durante a infância a criança é constantemente bajulada pelas pessoas ao seu redor, muito “mimo” e bajulação até a faze da adolescência pode trazer consequências graves, como a falta de limites e a infantilidade resultando em um adulto despreparado para viver de maneira independente e com iniciativas. O que os motiva a completarem alguma tarefa é o fato de serem o tempo todo elogiadas, por terem a auto-estima baixa vão a traz de recompensas o tempo todo, nem que para isso precise passar por cima dos outros prejudicando os colegas para se obter algo e conquistar o olhar e a atenção de todos.

Para o manual de transtornos mentais o CID-10, é descrito como um transtorno mental psiquiatrico, pois quando é contrariado ou não se obtem sucesso em algo se frustram e se martirizam podendo acarretar em uma tentativa de suicídio. Se reportando para a igreja nestes tempos, temos histriônicos ocupando lideranças, dividindo igrejas ao meio pois quando não se tem fama desejada na igreja local procuram dividir a comunidade e abrir um palco para que sejam contempladas, ou até mesmo lidranças internas “cargos”, onde se disputa a vaga como se foce em uma eleição para presidente.

Quer atenção e realização? busque isso orando e agradando de forma natural ao seu Deus, as conquistas e elogios virão, isso é muito bom para cada um de nós, e faz bem para nossa auto-estima e motivação, mas depender o tempo todo de ser o centro já se torna preocupante. O tratamento costuma ser consequência da depressão associada à dissolução de relacionamentos românticos. A medicação tem pouco efeito neste transtorno de personalidade, mas pode ajudar em sintomas como a depressão, o que é bem comum.

O histriônico tenta o tempo todo agradar as pessoas, dando presentes, estando a frente de qualquer trabalho de forma exagerada para conseguir está nas paradas de comentários e elogios dentro da igreja, assim o que não se tem em casa ou no trabalho se transfere para dentro da igreja, muda de estilo o tempo todo (corte de cabelo, compra algo excêntrico, objetos caros), não consegue terminar algo que começa a fazer!

Podemos ajudar essas pessoas a superarem esse tipo de transtorno, amando-as principalmente pois são carentes de calor humano, temos que ser confiantes e pacientes com elas, mesmos sendo desgastante as vezes, pontuando o tempo todo limites e ser verdadeiros é falar a verdade mesmo que isso machuque para quem ouve. A igreja tem que está atenta, e ajuda de um psicologo neste sentido é muito valida, para o crescimento e conhecimento da igreja assim estará fortalecendo seus membros a viverem de forma sabia e madura.

Deus os abençoe ricamante !
Salinas - MG
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.