Palavra do leitor
07 de agosto de 2011- Visualizações: 1171
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Alguns passos para chegar ao Paraíso - Parte III
De que modo estas circunstâncias podem acontecer, existe algo organizado? O primeiro conselho das Escrituras antes de começar algo, é o que está em Atos 4:32 em diante “Que a comunidade cristã na considere nada sendo como dela de modo pessoal”. Como fazer? Como está no versículo 35, “distribuir a cada um conforme a medida da necessidade”. Não necessariamente aos pés dos apóstolos, leia atos 6 e entenderá. Faça somente e tão somente se estiver imbuído de amor,e com o coração aberto, embora saibam que para Cristo, que sempre se compadeceu e compadece dos sofridos e aflitos, para Ele o assunto é muito sério:
"Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem. Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade, Como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco" (II Coríntios 8:12-15)
Nesta passagem Paulo preza pela igualdade, que se trabalhe para si e para ajudar os outros. Assim uma comunidade Cristã deveria viver, e não como fazem os pseudos-pastores. Que não tenha demais o que tem muito e que não haja falta para o que pouco tem, não é uma regra imposta de cima para baixo, coercitiva, contudo algo que nasce da livre consciência em Cristo.
Para reforçar o cuidado de Deus para com a necessidade do próximo citarei outra passagem, esta, nos remete a reforma agrária. Lembrando que o próximo pode de ser qualquer um de qualquer crença ou mesmo sem crença. Exemplo disso é o caso do Bom Samaritano, de cultura idólatra. Fica a passagem que começa com um “Ai”:
"Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra. O Senhor dos Exércitos me disse: "Sem dúvida muitas casas ficarão abandonadas, as casas belas e grandes ficarão sem moradores. Uma vinha de dez alqueires só produzirá um pote de vinho, um barril de semente só dará uma arroba de trigo". Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até à noite. Harpas e liras, tamborins, flautas e vinho há em suas festas, mas não se importam com os atos do Senhor, nem atentam para obra que as suas mãos realizam. Portanto, o meu povo vai para o exílio, por falta de conhecimento; a elite morrerá de fome, e as multidões, de sede. Por isso o Sheol aumenta o seu apetite e escancara a sua boca. Para dentro dele descerão o esplendor da cidade e a sua riqueza, o seu barulho e os que se divertem. Por isso o homem será abatido, a humanidade se curvará, e os arrogantes terão que baixar os olhos. Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.
Então ovelhas pastarão ali como em sua própria pastagem; cordeiros comerão nas ruínas dos ricos." (Isaías 5:8-17)
Interessante é como o texto é detalhista quando se fala de vida de rico, com terras e mais terras, casas e mais casas. A vida de alguém que não necessita de trabalhar, pois outros trabalham por ele. Resultado de um mundo assim? Como já conhecemos, crises econômicas como descritas no texto.
Para reforçar ainda mais:
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
Se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia." (Isaías 58:6-10)
"Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem. Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade, Como está escrito: "Quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco" (II Coríntios 8:12-15)
Nesta passagem Paulo preza pela igualdade, que se trabalhe para si e para ajudar os outros. Assim uma comunidade Cristã deveria viver, e não como fazem os pseudos-pastores. Que não tenha demais o que tem muito e que não haja falta para o que pouco tem, não é uma regra imposta de cima para baixo, coercitiva, contudo algo que nasce da livre consciência em Cristo.
Para reforçar o cuidado de Deus para com a necessidade do próximo citarei outra passagem, esta, nos remete a reforma agrária. Lembrando que o próximo pode de ser qualquer um de qualquer crença ou mesmo sem crença. Exemplo disso é o caso do Bom Samaritano, de cultura idólatra. Fica a passagem que começa com um “Ai”:
"Ai de vocês que adquirem casas e mais casas, propriedades e mais propriedades até não haver mais lugar para ninguém e vocês se tornarem os senhores absolutos da terra. O Senhor dos Exércitos me disse: "Sem dúvida muitas casas ficarão abandonadas, as casas belas e grandes ficarão sem moradores. Uma vinha de dez alqueires só produzirá um pote de vinho, um barril de semente só dará uma arroba de trigo". Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até à noite. Harpas e liras, tamborins, flautas e vinho há em suas festas, mas não se importam com os atos do Senhor, nem atentam para obra que as suas mãos realizam. Portanto, o meu povo vai para o exílio, por falta de conhecimento; a elite morrerá de fome, e as multidões, de sede. Por isso o Sheol aumenta o seu apetite e escancara a sua boca. Para dentro dele descerão o esplendor da cidade e a sua riqueza, o seu barulho e os que se divertem. Por isso o homem será abatido, a humanidade se curvará, e os arrogantes terão que baixar os olhos. Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.
Então ovelhas pastarão ali como em sua própria pastagem; cordeiros comerão nas ruínas dos ricos." (Isaías 5:8-17)
Interessante é como o texto é detalhista quando se fala de vida de rico, com terras e mais terras, casas e mais casas. A vida de alguém que não necessita de trabalhar, pois outros trabalham por ele. Resultado de um mundo assim? Como já conhecemos, crises econômicas como descritas no texto.
Para reforçar ainda mais:
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
Se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia." (Isaías 58:6-10)
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