Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Adoração Racional

Adorar a Deus não se resume simplesmente a frequentar uma igreja, a cumprir normas estabelecidas e a reproduzir verdades bíblicas ou mesmo proclamá-las fervorosamente com o intuito evangelístico. A adoração a Deus expressa primariamente o encantamento do homem ao vislumbrar aspectos do caráter divino, ou ao vislumbrar expressões exatas do caráter divino, as quais chamamos atributos. É a partir dessa descoberta magnífica que conscientiza o indivíduo da grandeza e infinitude do Ser de Deus e da pequenez e limitação humana, que a adoração se inicia, pois ela se torna racional, consciente, direcionada, espiritual e verdadeira.
A adoração centrada em Deus não enfatiza o homem e nem sequer apela para as suas emoções transitórias. Não é voltada para satisfazer as necessidades humanas, mas é uma demonstração de gratidão e reconhecimento por tudo o que Deus fez, faz e pela pessoa Dele. É uma adoração pautada nos ensinos escriturísticos, desde o louvor, propriamente dito, à pregação - tudo exaltando a pessoa de Cristo. A adoração centrada em Deus não se resume em atos do culto, mas a uma vida cotidiana onde os atributos divinos se expressam nos diversos segmentos da vida, em uma abrangência ampla e testemunhal, seja na família, no trabalho, nos estudos,nos entretenimentos, em todo tempo.
Arthur W, Pink afirma: "As pessoas imaginam que, se elas frequentarem um culto religioso, forem reverentes em seu comportamento, participarem do período de hinos, ouvirem respeitosamente o pregador, e contribuírem com ofertas, então realmente adoram a Deus. Pobres almas iludidas [...] contra toda essa ilusão temos as palavras de Cristo em João 4.24 "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade"".
A parábola do fariseu e do publicano relatada no Evangelho de São Lucas 18.9-14 descreve a cegueira espiritual do "adorador" que se exaltava pela condição que lhe proporcionava a confiança: ele orava, cumpria a Lei, jejuava e dizimava. A condição que lhe proporcionava confiança era o fato de ser um "cumpridor da Lei". Ainda há cristãos e não poucos que da mesma forma compreendem. Tentam cumprir a Lei, se submetem à Palavra, compreendem o Senhor como soberano criador, mas não compreendem as suas próprias limitações, que os fariam entender a profunda necessidade de um relacionamento íntimo que ultrapassa ritos e normas.
Arthur W. Pink também cita alguns obstáculos no que diz respeito a adoração, dentre os quais destaco um: a falha em julgar a nós mesmos. Assim como a parábola do fariseu, não são poucas as pessoas que possuem extrema dificuldade de uma autoanálise, uma autoavaliação. No entanto, as Escrituras afirmam tal necessidade: "examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos..." 2 Co 13.5
"Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice" . Há uma necessidade do autoexame para estar em comunhão com Cristo.
A adoração se firma pelo conhecimento que invade não só a mente, mas o coração. Ou seja, toda racionalidade se faz desejosa não apenas do conhecimento teórico, mas do conhecimento experiencial, onde a verdade é vivida e não apenas entendida.
São Gonçalo - RJ
Textos publicados: 18 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.