Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Abuso de autoridade eclesiástica

Da mesma forma que acontecem abusos de autoridades civis, há também abusos de autoridades eclesiásticas. Essas crescem à medida que cresce a multidão da fé. O mundo de hoje retorna à busca pelo sagrado, algo que foi sentenciado pelo Iluminismo, culminando com a memorável frase de Nietzsche: "Deus morreu..." A busca pelo misterioso é pungente nestes dias. Poderíamos dizer que existe um reaquecimento da fé no coração do homem pós-moderno. A fé deixou de ser sinônimo de pessoas iletradas e reassume graciosamente o coração do homem do século XXI. O homem do século XXI descobre que Deus não é um apêndice na vida, ou um simples "acessório", mas um alguém a ser conhecido e familiarizado. A fé deixou de ser para os fanáticos e ganhou espaço na vida dos amantes. Desta forma, a aproximação com fé, inevitavelmente, lança a pessoa ao encontro daqueles que assim foram vocacionados a cooperar na caminhada da fé, a saber, os sacerdotes. Lê-se, sacerdote não favorecendo um determinada clero, mas, em um sentido mais abrangente, figurado.

O homem pós-moderno saiu de casa no Iluminismo, imaginou que com os conhecimentos científicos que conquistara, isto daria know-how, aventurou-se, deslumbrou-se com a auto-suficiência, contudo, não soube lidar com os dilemas da vida, perdeu-se e então, agora no século XXI retoma o caminho para Deus. Neste caminho de volta, o homem pós-moderno fica sujeito aos "assaltantes" da fé; pessoas inteligentes, contudo, lobos com pele de cordeiros. Nem sempre aquele procura o caminho da fé encontra pessoas honestas e solidárias a fim de transformar a caminhada em uma peregrinação de aprendizado e companheirismo. Muitos aproveitam-se da fé alheia, principalmente, os pseudo-sacerdotes com suas línguas afiadas e destiladas. Estes, insistem em oferecer religião; enquanto, o homem pós-moderno procura não a religião, mas Deus. Aqueles que oferecem a religião são semelhantes aos fariseus da época de Jesus, "engessam" a fé; baseiam suas atitudes no autoritarismo eclesiástico; a opinião não pode ser questionada destes, até porque são considerados como "voz" de Deus, absurdo total! Criam sistemas, onde a pessoa não pode por si caminhar, descobrir a beleza da caminhada com Deus, antes, controlam com supostas "visões" de Deus, que na verdade são elucubrações do imaginário "enfermo" e adoentado do ser inseguro do suposto líder espiritual. Não podem ser questionados, quando alguém os "desafia" é disciplinado, "escanteado", calado. Criam uma igreja para si e não para aqueles que desejam expressar sua fé honestamente. Pregam o Reino de Deus, contudo, sutilmente, constroem "impérios" pessoais; usam aqueles que procuram de forma genuína Deus para benesses pessoais. Aproveitam-se, desvirtuam a fé pregada por Cristo, tornando-a vazia e pobre de significado. A estes distância! Tentar dissuadi-los é bobagem, são renitentes, fanáticos, loucos! 

Não à religião. Decida também, não se submeter à religião. Ainda que seja a "inquisição" o destino, daqueles que não se submeteram aos desmandos dos opressores da fé, vestidos da ternura do evangelho.
Miguel Pereira - RJ
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.