Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A tempestade pode ser uma bênção

A frase título, em uma primeira leitura, parece afirmar um absurdo, um contra-senso. Porém, vista sob o olhar da reflexão veremos que a mesma encerra uma verdade mais profunda. A propósito, o profeta Naum, falando acerca da misericórdia divina, afirma que "o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade" (Na 1.3), lembrando para nós que nada, por pior que seja, Lhe foge ao controle.

Por força da profissão de geólogo, nas andanças pelos sertões nordestinos, algumas vezes pude observar, na época das chuvas, esse contraste "tempestade-bênção". No período chuvoso, ao caminhar sobre os topos das serras, era comum contemplar os vales ressequidos, nos quais, de um momento para o outro, "o tempo fechava" lá em baixo, como se diz popularmente. O céu escurecia, os trovões faziam a terra estremecer e os raios cortando o negrume eram aterradores. As nuvens escuras e carregadas despejavam sobre o solo um aguaceiro torrencial que parecia a tudo destruir. Toda a paisagem ensolarada e clara, num instante, era apenas escuridão. Visto da serra, parecia que o vale iria desaparecer...

Em seguida, a "tempestade" deixava o vale e seguia seu curso para outras plagas. Por mais que demorasse, era passageira em relação ao vale. No final da jornada de trabalho, ao voltarmos para a cidade, geralmente situada num vale, tudo parecia normal, a não ser os comentários esperançosos da população sobre as "benesses do temporal" em futuro muito próximo. De fato, em poucos dias, todo o vale estava verdejante e frutífero, mais belo e fértil que nunca, e o sertanejo feliz da vida com a possibilidade de uma boa colheita e alimento para a família. Nada lembrava o negrume da tempestade que eu tinha presenciado antes.

Parece que cada elemento da vegetação, do solo, dos rios e, por que não dizer, do próprio povo, tinha absorvido um pouco daquela adversidade e transformado o ambiente em propício para a frutificação, para vitalidade em todos os sentidos. Associando essa constatação com os aspectos da vida cotidiana, apreendi uma grande lição: verdadeiramente, uma tempestade pode ser transformada numa benção. Tudo dependerá de qual o ângulo estou vendo o problema.

Com toda certeza, o nosso Deus, o Senhor da vida, está no controle de tudo e nada Lhe escapará (Is 43.13), nem mesmo um tenebroso temporal. Quando estamos a atravessar um vale de sombras devemos lembrar que tal situação é passageira. Por mais que dure, é passageira em relação a nós. Em breve, esse momento de angústia e desesperança passará e haverá uma frutificação a seguir. Mesmo nos piores momentos, o nosso Deus, jamais esquecerá de cada um de nós (Is 44.21).
Recife - PE
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.