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Palavra do leitor

A igreja e as redes sociais

As igrejas estão conectadas. Em rede. Presentes no Facebook, Instagram e outras redes sociais. São os ventos da pós-modernidade que unem a humanidade como uma aldeia global.
Ao contrário do que parece, a facilidade de conexão não gera qualidade no conteúdo postado. Não basta usar as redes sociais. O desafio hoje é ser relevante diante de muita informação disponível.
Existem dois públicos para a igreja cuidar: o público interno (membros e fornecedores) e o externo (sociedade em geral). Essa nova configuração social alterou a construção dos relacionamentos. As redes sociais são hoje uma boa forma da igreja manter relacionamentos.
O que fazer e o que não fazer on-line? A primeira ideia é saber para quais pessoas a informação será direcionada. Aplica-se uma linguagem diferente para cada público.
É importante ter cuidado com a construção da linguagem. Nas redes sociais a linguagem deve ser coloquial, informal. Mas evite erros na escrita do texto publicado.
Evite publicar textão nas redes sociais. Ninguém lê.
Os usuários gostam de imagem. Prefira se comunicar via fotografias, memes, desenhos e vídeos. É bom ter uma equipe de criação de arte.
Evite jargões evangélicos como "o sangue de Jesus tem poder", "tá amarrado", "glória a Deus", "a paz do Senhor". Essas expressões caem bem para os membros da igreja, mas não soam legal para quem não está habituado ao discurso evangélico.
O perfil do líder da igreja (pastor) deve ser diferente do perfil da igreja.
Não compartilhe posts polêmicos. Não entre em briga alheia e evite desgaste desnecessário da imagem institucional.
Lembre-se que a lei que vale para a vida real também vale para a virtual. Um exemplo: crime contra a honra (injúria, calúnia e difamação) não pode ser praticado na vida real, nem on-line.
A igreja precisa definir quais redes sociais usará e a pessoa responsável por gerenciar o perfil.
A atualização das informações deve ser diária. Não exagere no número de posts.
Divulgou um evento? Passe as informações completas como data, horário, local, endereço, telefone, link para inscrição (se houver), valor do evento (caso seja cobrada taxa para participação).
Responda com rapidez a todas as pessoas que enviarem uma mensagem.
Muitas pessoas comentam as postagens. Caso essas pessoas façam alguma pergunta, o administrador do perfil deve responder sempre com rapidez e cordialidade. Ainda que o comentário seja desrespeitoso, a resposta nunca pode ser agressiva e desrespeitosa.
Esteja preparado para as críticas e para as pessoas que discordam do ponto de vista da igreja.
Evite piada e brincadeira. O que é engraçado para um grupo pode ser ofensivo para outro.
Crie uma arte diferente para cada mídia digital. Os mesmos elementos e ideias podem ser usados, mas a arte deve ser diferente para as redes sociais e o site, por exemplo.
Use as redes sociais para transmitir os principais cultos ao vivo.
Deixe as postagens no modo que possa ser compartilhado por todos. Use o modo público no momento de publicar uma informação.
Fez uma publicação em blog ou site? Divulgue o link nas redes sociais. Será mais rápido a informação chegar às pessoas.
Tenha cautela em compartilhar notícias. Observe se uma informação é verdadeira ou falsa (fake news) antes de compartilhar.
Como identificar conteúdo falso (fake news)? Confira a fonte de notícia e veja se tem credibilidade, se é ou não reconhecida. Evite páginas que inventam e divulgam boatos. Visite sites que informam se a notícia que circula nas redes sociais é fake news. É preciso ler todo o texto. Muitas vezes o título pode estar distorcido para que as pessoas tenham curiosidade. É para chamar a atenção. Quando a se lê a notícia inteira, observa que as informações do texto não se confirmam com uma manchete apelativa. Observe a data da publicação da notícia. Pode ser informação seja verdadeira, mas antiga. Muitas notícias que circulam são desatualizadas. Evite o alarmismo e texto com tom sensacionalista. Seja crítico em relação ao que lê. Desconfie. Uma notícia absurda tem muita chance de ser falsa. Veja ainda: quem assina o texto? É site conhecido de jornal, rádio ou TV? O texto está escrito errado (tem erro de grafia)? O texto que é boato tem termos alarmistas, é atemporal, impreciso e tem ausência de fonte. A informação correta é exatamente o contrário. O texto tem sobriedade, referência de tempo (data), precisão, cuidado na grafia e o autor coloca a fonte da notícia. O boato (fake news) sugere consequências trágicas se uma determinada tarefa não for realizada, promete ganhos financeiros ou prêmios mediante a realização de alguma ação, fornece instruções ou arquivos anexados para proteger computador de um vírus, afirma não ser um boato, apresenta uma mensagem contraditória, solicita que o texto seja repassado (em corrente) e já foi repassado diversas vezes. Ainda tomando todos esses cuidados ficou na dúvida se a notícia é verdadeira ou falsa? Então não compartilhe.

Denise Santana é jornalista, teóloga e professora
Brasília - DF
Textos publicados: 2 [ver]
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