Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A honestidade de Jesus

Aprendemos, desde cedo, ao ler a Bíblia que Jesus é o exemplo a ser seguido. Na religiosidade judaica a máxima usada pelos fariseus era: "Façam o que eu mando e não o que eu faço". Contudo em Jesus temos: "Façam o que eu mando e pratiquem o que eu faço". 

Jesus é o alvo a ser perseguido durante toda a nossa jornada de fé, "até que cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo" (Ef 4.13 NVI), e, nesta visão, o apóstolo Paulo podia afirmar com convicção: "Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo" (1 Co 11.1 NVI). E este mesmo apóstolo, tendo vivido o caráter de Cristo, amando, divulgando e defendendo os seus ensinos, podia dizer: "Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus" (Gl 6.17 NVI). Marcas do amor sem preferências, da humildade, da renúncia pelo ter em detrimento do ser, da entrega de si mesmo pelos ideais do Reino.

Hoje, parece que muitos de nós têm fechado os olhos para o alvo e envolvidos em nossos próprios interesses mesquinhos, buscamos uma interpretação bíblica de conveniência direcionada para o aqui e o agora. A fé tem se transformado em produto de consumo onde possuir muito e viver bem evidenciam o crente vitorioso. E, para satisfazer os anseios meramente egoísticos de multidões desorientadas biblicamente, vale tudo.

Quando olhamos para a honestidade de Jesus percebemos a retidão do seu caráter. Quando alguém se propôs a segui-lo, respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Mt 8.20 NVI). E mais adiante, ele reforça: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16.24 NVI).

Quem estuda a Bíblia com honestidade sabe que Jesus nunca prometeu qualquer tipo de benefício ou privilégio terrenos para os seus seguidores. Nunca ofereceu facilidade ou negociou ganho com alguém. O que ele nos garantiu foi uma vida de desafios, lutas, perseguições e sofrimentos. Em vez de vida próspera, regalada, aflições (Jo 16.33), em vez de ganhar, perder (Lc 9.24), em vez de viver, morrer (Gl 2.20). Entretanto, nada de mais valioso que se possa conquistar no mundo, supera o que ele reserva para os que o seguem e o imitam. São valores supra-humanos de dimensões incalculáveisb que não se deterioram, murcham ou se desvalorizam com o tempo. Em sua honestidade, em face à preocupação dos seus discípulos em relação a exigência em segui-lo, o Mestre garantiu: "Digo-lhes a verdade, ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna" (Lc 18.29-30 NVI).

É importante compreender que a única vantagem de seguir Jesus e praticar o seu caráter honesto está na gloriosa esperança do céu lugar em que a nossa fé realmente se realiza e se torna completamente vitoriosa! Sola Gratia!
Goiânia - GO
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.