Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Gloriosa Dor do Sofrimento

Temos vivido uma época de males diversos. Isso é um fato. Desordem política, instabilidade econômica, aumento exponencial da violência e da miséria, guerras e rumores de guerras, atentados suicidas, expansão de verdadeiros Estados terroristas, isso em todo o mundo. Porém, nada do que o Senhor já não havia nos alertado em Suas palavras, como nos textos que encontramos em Mateus 24, por exemplo.

Nos últimos dias isso tem nos alarmado, de certa forma, pois estamos presenciando a maior perseguição a povos cristãos de todos os tempos. De uma forma brutal, tanto pela maneira como é exposta a execução, como pelos meios empregados, estamos assistindo a uma perseguição calamitosa e desenfreada contra o povo de Deus, mas não apenas este! Decapitações, explosões de corpos, escravização, crucificações. O ódio pelo, também chamado, “Povo da Cruz“. Muitos estão morrendo, tendo suas famílias violadas e escravizadas, por servirem ao Cordeiro de Deus, o glorioso Senhor!

Sofrer é doloroso. Parece que não estamos preparados para o sofrimento. De fato, não estamos. A dor, por menor que seja, é por demais incômoda. Seja ela de um simples ferimento, seja pela separação de uma pessoa amada, seja pela morte. Pior é o sofrimento que carregamos no decorrer de uma vida de aflições e lutos diversos. Tornamo-nos pessoas tristes, duras, amarguradas, depressivas.

Apesar de tudo, a Palavra de Deus nos diz que há, por detrás do sofrimento, uma dor gloriosa! Além disso, o Senhor nos estimula a nos alegrarmos em nossas aflições, por amor do Seu precioso Nome. Nisso, reconhecemos, pelo menos, um propósito fundamental:

Ao sofremos por amor ao Senhor, devemos nos alegrar Nele, a fim de glorificá-lO para sempre!

Essa afirmativa tem um cunho ainda mais profundo! Nos alegrarmos não apenas no Senhor, mas também na substância do sofrimento que passamos por amor do Seu Santo e glorioso Nome!

No célebre “Sermão da Montanha“, o Senhor está pregando para pessoas aflitas, tristes, depressivas, excluídas socialmente, pobres e injustiçadas. Nesse contexto, a voz do Senhor pela relva chega aos ouvidos angustiados com um tom de gozo, uma alegria espiritual exultante, em uma pessoa ser perseguida, insultada, e muitas vezes afligida (física ou psicologicamente), por amor do Seu Nome (Mateus 5:10-12).

Por que o Senhor Jesus diria algo desse tipo? Simples: porque grande é a nossa recompensa nos céus! Futuramente, o Senhor afirmaria que, assim como o mundo odiou a Ele, odiaria os seus escolhidos também (João 15:18).

O Senhor Jesus apresenta-nos um tipo de sofrimento convidativo à alegria! Ao pleno gozo! Mas, a alegria nesse sofrimento, deveras, tem um propósito: glorificar a Deus; este, que fora desprezado pelas pessoas, e, com isso, da mesma forma, sofrermos as mesmas dores, a fim de obtermos recompensas eternas, Nele! Pois, assim como Ele alcançou tais recompensas, Ele nos encoraja a buscarmos elas da mesma forma!

O apóstolo Paulo recebeu de Cristo as mais profundas e misteriosas revelações das Escrituras e as expôs das formas mais didáticas e aplicáveis possíveis. Nesse contexto, o próprio Senhor havia lhe dito que o apóstolo deveria sofrer as mesmas dores que Ele sofreu, por amor a Ele. Veja, que, nesse contexto, Cristo não apresentou uma opção a Paulo: Ele declarou que seria assim, e o apóstolo foi instigado a realizá-lo e a sofrer!(2 Coríntios 4:15-18)

Veja que Paulo está falando a uma igreja perseguida, sofrida, desencorajada e aflita. Ele a incentiva a meditar na graça muito mais excelente do que as dificuldades e privações pelas quais estavam, momentaneamente, enfrentando. Muito mais do que meditar, o apóstolo os incentiva a viver a plenitude dessa graça, em meio a dor e as aflições! Ainda que este termo “momentaneamente” seja durante toda uma vida de dores. Paulo nos garante que todas as tribulações, perseguições e dores são “leves”, e passageiras, não podendo nem sequer serem comparadas à glória eterna que há de ser revelada aos eleitos de Deus!

O cristão, em suma, sofre! Sofre, pela perseguição, seja ela ética, social, política ou econômica, por amor ao Seu Senhor. Geme, em dores de parto (Romanos 8:22-24), com a grande expectativa da redenção. Porém, enquanto esta não se concretiza, sofre, num mundo repleto de pecado, pela calamidade, pelo ódio à Deus e aos Seus eternos e Santos atributos. Aflige-se pelo mal, e por ver, muitas vezes, o mal triunfar! Ainda que temporariamente!

A dor, o sofrimento, a decepção, a lástima, fazem parte de nossas vidas! Devemos nos recordar, estamos debaixo do jugo do pecado em um mundo amaldiçoado, pelo próprio Deus. Ninguém está isento do sofrimento e da dor! Ninguém está isento do dia mal! Ninguém! Tanto o justo como o injusto desfrutam do calor do sol e da umidade da chuva. Deus não faz acepção de pessoas. A diferença está no fato do motivo do sofrimento, com e por quem estamos sofrendo, e para que estamos sendo atribulados!

Para ler o artigo completo, acesse: https://reflexoesdoevangelho.wordpress.com
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 19 [ver]
Site: http://rodrigoncalezblog.wordpress.com/posts/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.