Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A fidelidade de Jó

O livro que leva o seu nome começa dizendo que Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e desviava-se do mal (1.1,8). Poderia estar escrito que ele era rico, bonito, famoso, forte e poderoso, mas isto não seria o mais importante. O primeiro versículo já nos convida a uma reflexão sobre valores. Depois de perder os filhos e os bens materiais, o texto nos diz que Jó continuava íntegro, reto, temente a Deus e desviando-se do mal (2.3). Antes, durante e depois da prova, seu caráter continuou o mesmo. Em todo o tempo, Deus e o Diabo observavam Jó (1.8; 2.3; 10.14; 13.27). Nós também somos observados (11.11).

Sua fé não era apenas imitação nem modinha, mas uma realidade em seu coração. Contudo, só o sofrimento poderia demonstrar isso. Andar com Deus enquanto estamos ganhando é fácil, mas precisamos continuar mesmo perdendo. Todo relacionamento é provado pelas tribulações. Na sequência, a situação de Jó piorou, com doenças e feridas, mas ele continuou fiel ao Senhor.

Está escrito que, apesar de tudo, Jó não pecou (1.22; 2.10). Isto não significa que ele nunca tenha cometido pecado, mas mostra o nível de resistência que ele alcançou, principalmente o controle sobre a língua. Jó e seus amigos ficaram sete dias em silêncio (2.13). Que exemplo extraordinário! Mesmo perdendo tantas coisas, inclusive a saúde, Jó não pecou. Ele resistiu ao pecado. Nós, porém, por muito menos, pecamos ou, quem sabe, por nada?

O livro mostra o grande esforço de Satanás para derrubar Jó, mas não conseguiu. Estar doente, sozinho e na pobreza não significa derrota espiritual. A derrota é perder a fé, deixar de ser fiel e blasfemar contra o Senhor. Este era o sonho do Diabo, mas Jó não permitiu que acontecesse. Depois de perder quase tudo, Jó declarou: "Deus deu, Deus tomou. Bendito seja o nome do Senhor" (1.21). Mas não foi Satanás que levou os filhos e os bens? Jó não conhecia o Diabo, mas conhecia o Senhor. Seu conhecimento ainda era pequeno, mas sua fé era grande e seu compromisso, inegociável.

Embora tenha sido citado no início do livro, Satanás foi completamente esquecido no decorrer do relato. O inimigo foi envergonhado, Jó foi restaurado e o nome do Senhor foi glorificado. Este precisa ser também o desfecho das nossas vidas.

Pr. Anísio Renato de Andrade
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 27 [ver]
Site: http://anisiorenato.blogspot.com.br/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.