Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A boa nova da humanidade é a vida!

Sempre existiram os teólogos fundamentalistas que procuraram defender a literalidade da bíblia como algo inquestionável, das Escrituras Sagradas tiraram uma idéia de que a salvação se dava em um relacionamento individual com Deus e separado da realidade da comunidade na qual você pertence, segundo eles para se ter a salvação bastaria somente crer nas doutrinas certas, qualquer indivíduo que fosse pesquisar ou expor uma teoria que ameaçasse os pressupostos da fé fundamentalista era considerado uma afronta, um desrespeito a Deus! Sendo assim, acabaram por semearem uma verdadeira injustiça às pessoas, privando-as de conhecerem o caminho que as levariam a vivenciar o verdadeiro Reino de Deus.

É fato que nunca houve, entre os mais conservadores, a preocupação em estudar e investigar a fundo a verdade por trás das Escrituras Sagradas com bom senso, descartam totalmente a reflexão epistemológica, pesquisam somente o que for lhes ajudar na solidificação de suas argumentações engessadas... Os fundamentalistas são na verdade um grupo ligado a uma dimensão cultural de milhões de anos atrás, e uma das formas mais eficientes de evangelizarem de forma relevante em nossa cultura, é fazer a publicação da fé cristã e os cultos de um jeito que envolvam emocionalmente seus ouvintes, isso se tornou prioridade justamente pela pobreza de seus fundamentos e por deixarem de lado as exigências do evangelho.

Vale ressaltar a grande influência norte-americana sobre o crescimento absurdo da cultura fundamentalista cristã, por se considerarem a maior nação evangélica do mundo, acreditam piamente no "destino manifesto" que é a crença de que os EUA seria uma nação escolhida por Deus para comandar o mundo, e por esse motivo o crescimento territorial, o poder militar, o grande desenvolvimento e as "big" igrejas seria apenas o cumprimento da vontade de Deus.

"A derrubada do muro de Berlim, e logo após, a dissolução da União Soviética, produziu abatimento na esquerda, mas para a direita foi uma celebração. Desencanto e letargia cederam espaço para o consumismo. Um avivamento capitalista se alastrou pelo mundo globalizado. A idéia moderna do progresso ganhou novo ímpeto com a revolução cibernética. Falava-se em nova revolução industrial com a internet e a popularização dos computadores domésticos. O capitalismo se assumiu vencedor e os Estados Unidos, única sede dos novos tempos." - Ricardo Gondim

"A Guerra Fria, que polarizou o mundo, terminara e os Estados Unidos se consideraram vitoriosos. O mundo, polarizado desde o último grande conflito, parecia festejar o triunfo do Ocidente capitalista, branco e protestante. E evangélicos conservadores, fundamentalistas e nacionalistas retomaram o discurso do "destino manifesto." - Ricardo Gondim

Graças a Deus evoluímos um pouco intelectualmente com o passar do tempo e com isso foi chegada a hora de repensarmos alguns dogmas da instituição cristã que a muito tempo andava estagnada, e sem levar em consideração a cultura das pessoas. Para começarmos a pensar em algo sobre a missão da igreja, tendo Jesus Cristo como referência só podemos concluir que a proposta do cristianismo consiste em uma ação abrangente e revolucionária, algo que tenha ligação direta com o mundo e as pessoas que nele vive, ou seja, com a realidade da criação de Deus!

"O anúncio da Palavra sem referência aos sofrimentos de milhões de pessoas esvazia a boa-nova de Jesus! A boa-nova que devemos anunciar é que, como nos ensinou Jesus, o Reino de Deus já está entre nós, atuando por meio e no meio de nós quando semeamos justiça, fraternidade e paz. Só assim a missão cristã é compreendida e realizada de uma forma integral." - Jung Mo Sung

A igreja tem como missão produzir uma transformação social em beneficio dos pobres e gerar uma transformação espiritual na comunidade, e para que isso seja realizado não é necessário apenas uma proclamação verbal do evangelho, que somente empobreceria o evangelho em sua grandeza. Os fundamentalistas quando declaram que a proclamação do evangelho às pessoas não evangelizadas é prioridade ou a missão da igreja, creio que isso seja na maioria das vezes, o que na psicanálise é chamado de racionalização, que consistiria, por exemplo, tornar uma ação que naturalmente lhe exigiria um certo sacrifício para ser realizada em algo que não lhe custe quase nada e deixar também que fique entendido que as coisas estão sendo feitas corretamente.
Fortaleza - CE
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.