Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Ultimato e o cuidado com a criação

O meio ambiente é um dos temas globais mais urgentes. Os especialistas concordam que este será um século decisivo para o planeta. O aquecimento global é uma realidade e as nações precisam tomar decisões importantes para enfrentá-lo.

Por isso, mais de 147 países estão reunidos na França desde o dia 30 de novembro até nesta semana (dia 11) na Conferência do Clima da ONU (COP-21). Na mesa de negociações, duas pautas principais: 1) como conter as emissões de gases de efeito estufa; 2) e como financiar países mais pobres para que possam enfrentar estes efeitos.

Deus não criou o ser humano para ser autossuficiente. Ele o fez para que, em comunhão com Deus, descubra seu chamado no amor pelo Criador, pelas pessoas e por tudo que foi criado. Por isso, falar sobre meio ambiente é falar de cuidado com a criação; é falar sobre amar e assumir o papel de mordomo dado no Éden (Gn 1.26-30).

A Editora Ultimato não é uma ONG ambiental – somos uma editora. Mas, antes de tudo, somos cristãos, e isso nos torna responsáveis pelo cuidado com a criação que Deus nos deu. Por causa disso, temos nos esforçado para melhorar nossas práticas ambientais. Veja a seguir o que temos feito:

- Cuidamos de um “jardim de oração”, que une beleza e espiritualidade.

- A coleta seletiva de lixo e a destinação à associação que o recicla acontece há mais de 15 anos;

- Nada de copos descartáveis há mais de 10 anos;

- Encorajamos nossos colaboradores a reutilizarem papéis de rascunho e a usarem impressoras responsavelmente;

- A revista e os livros são impressos de forma ambientalmente correta e em papel certificado. O primeiro livro preparado com este cuidado foi O Discípulo Radical, de John Stott, em 2011.

- Temos oferecido apoio às organizações cristãs envolvidas nesta causa [site A Rocha, por exemplo].

- Temos uma seção na revista dedicada ao assunto: Meio Ambiente e Fé Cristã.

- Temos 03 livros em nosso catálogo sobre cuidado com a criação: Jesus e a Terra, Assim na Terra como no Céu e A Rocha .

- Oferecemos um e-book gratuito com o tema Teologia Bíblica da Criação, de Timóteo Carriker.

- Nosso prédio está localizado em uma área repleta de plantas, insetos e pássaros (muitos pássaros!). Valorizamos a harmonia entre trabalho e contexto, porque Deus nos fez aliados na obra da reconciliação. Veja o álbum de fotos Ultimato e a Natureza.

- O Portal e a revista dão espaços para a divulgação de boas práticas bem como ações de denúncia em favor do meio ambiente.

- Estimulamos atitudes positivas de cuidado com a criação em organizações e ministérios dos quais fazemos parte, como a RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), que em seus encontros nacionais tem discutido o tema publicamente.

É claro que muito ainda precisa ser feito. Mas entendemos que cada cristão, igreja, organização e até editora (por que não?) deve descobrir e assumir seu papel.

Acreditamos no que publicamos: que Cristo reconciliou consigo todas as coisas (2 Co 5.18-19).

Leia também
Nobres visitantes! 
O descanso e as terras livres (Levítico 25)
A criação, o Jubileu e o futuro 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 987 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.