Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Como falar do papel da mãe para crianças

Por Márcia Barbutti

Quando me deparo com a mulher virtuosa de Provérbios 31, a imagem que me vem à mente não é de mulher do século 21. A mulher narrada ali parece uma idealização, que não se encaixa no corre-corre da vida moderna. Um padrão tão elevado que seria apenas para os versos e poesias. Contudo, essa mulher é real e possível e os princípios que vemos nas Escrituras são tão atuais quanto os últimos acontecimentos da semana.

Lanço aqui um desafio aos homens, aos pais, para que ensinem essa parte das Escrituras aos filhos, tendo em mente que eles saibam que a Bíblia é o padrão para toda a família, compreendam a importância do papel da mãe no lar e reconheçam que é necessário dar honra e obediência às mães.

Pra começar

Reúna a família e entregue um balão de festa para cada um. Brinquem um pouco jogando-as para o alto. Em seguida, peça para imaginarem que a bola é um bebê. Relembrem e dramatizem com os balões, mostrando o cuidado da mãe com os pequenos.

Eu não tenho dúvidas, a mamãe é uma pessoa muito especial, um presente de Deus para nossa família e o Senhor Deus a escolheu para uma missão importante. Vou contar que missão é essa.

Provérbios 31

A Bíblia nos diz que o homem e a mulher foram criados por Deus para ficarem sempre juntinhos um do outro e juntinhos de Deus, fazendo tudo que agrada ao Senhor. Deus criou o homem para ser o líder daquele jardim, cultivando as plantas, observando os animais. Mas, e a mulher? O que ela tinha de fazer? Ah! Deus a criou de uma forma especial. Ela recebeu a tarefa de ajudar o homem na sua importante missão. Ela não seria nem mais, nem menos importante que o homem, mas os dois seriam especiais e importantes, um ao lado do outro.

(Abra sua bíblia em Provérbios) Neste livro chamado Provérbios, vemos muitos ensinamentos de Deus para a família, ele fala sobre o papai, a mamãe, os filhinhos, sobre como devemos viver para que o nosso lar seja feliz e alegre ao Papai do céu. Agora eu quero falar sobre o que certo rei escreveu a respeito das mulheres.

Quando o rei Lemuel era ainda um principezinho, ele ouvia os ensinos da sua mãe com muita atenção. Afinal Lemuel aprendeu desde pequeno que é muito importante ouvir tudo que a mamãe diz, porque a mamãe é a pessoa que, junto com o papai, foi escolhida pelo próprio Deus para cuidar dos filhinhos e educá-los. A mamãe de Lemuel é uma mulher sábia. Ela é inteligente e está ajudando seu filho a ser sábio e inteligente também.
E quando Lemuel cresceu, e se tornou rei, ele continuou prestando atenção no que sua mamãe dizia. Vejam que linda é essa mamãe!

A mamãe do rei ensinou coisas muito importantes para ele ser um bom rei. Ela queria que seu filho fosse feliz e para isso ele teria que ter uma boa família, e para ter uma boa família, ele precisava achar uma boa esposa. Olhem só o que a mamãe do rei falou sobre as mulheres.

Ela disse: uma boa mulher não deve ser preguiçosa, ela tem de ser forte e gostar de trabalhar. Isso quer dizer que ela tem de conseguir carregar tudo o que é pesado? Não! Isso quer dizer que ela não tem de ser “fracote” e ficar falando: “Ah, não posso, ah, não quero...”. Uma boa mulher deve ter disposição para fazer as coisas bem feitas! Disposição para ajudar o filho, a filha, e ver se está tudo direitinho na casa.
Fazer as coisas com a ajuda do papai e dos filhos (e da empregada, se tiver). Nada de preguiça!

Mas a boa mulher também pensa nos outros. Ela ajuda a quem precisa. Por exemplo, se está frio e ela pode ajudar alguém dando um agasalho. Ela não fica reclamando, xingando ou desrespeitando as pessoas, pelo contrário, ela tem sempre uma palavra amiga e de bondade para as pessoas.

Acima de tudo, o rei Lemuel aprendeu de sua mãe que uma boa mulher é virtuosa. Vamos repetir a palavra? Virtuosa. Virtuosa, nesse texto da Bíblia, quer dizer a mulher que teme a Deus, que ama ao Senhor e confia nele de todo coração. Por isso ela sabe agir com sabedoria, tem capacidade de orientar os seus filhos e obedece a vontade de Deus.

Eu vou ler o que o rei Lemuel escreveu: “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”. Provérbios 31.30.

Sabe o que isso quer dizer? Quando a mamãe ama ao Senhor, ela não fica preocupada só com a beleza, com os cabelos, unhas, roupas... Mas ela se preocupa em ensinar aos filhos sobre o Senhor, para que amem a Ele e busquem obedecê-lo com alegria. E não se esqueçam de que, vocês, como filhos, devem obedecer às orientações da mamãe. O filho que ama ao Senhor também deve aprender a obedecer à mamãe e ao papai.

(Encerre esse momento orando pela mamãe e em seguida, que tal, um supermega abraço?)

Notas:
*Roteiro indicado para crianças até 6 anos de idade.
** Essa lição foi escrita originalmente pela professora Michelle Rossi para a revista Dia D+ da Editora Cultura Cristã.

Clique aqui para ver e baixar o texto da lição na íntegra, e ainda o PowerPoint com ideias para lembranças para o Dia das Mães.

• Márcia Barbutti é editora assistente da Editora Cultura Cristã, responsável pelos materiais infanto-juvenis.

Leia mais
E quando parece não haver motivos para celebrar o Dia das Mães?
O colo de Deus para mães tristes
Carta de uma missionária a sua mãe

Foto: Ned Horton/Freeimages.com.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.