Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Professor nota 10

O professor Valter Pereira de Menezes, 44 anos, casado com Francisca Maria e pai de Akeline (17 anos), Luan (14 anos), Diego (11 anos) e David (em memória) é um entre 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2015. O prêmio, uma iniciativa da Fundação Victor Civita, visa a valorização do trabalho docente. O Prof. Valter é licenciado em ciências pela Universidade Federal do Amazonas, trabalha a 20 anos na Comunidade do Santo Antônio do Rio Tracajá, localizada na zona rural do município de Parintins, AM. Sua trajetória inclui 9 anos como gestor da Escola Municipal Luiz Gonzaga, 3 anos como coordenador pedagógico de 10 escolas ao longo do Rio Tracajá e a docência propriamente dita. Hoje ele trabalha como professor de ciências em três turnos: pela manhã com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, à tarde com alunos do 8º e 9º anos e a noite com o 1º ano do Ensino Médio Mediado por Tecnologia.

Apesar desta carga alta de horas no magistério, o Prof. Valter saber conciliar conteúdo com prática comunitária e é no trabalho comunitário que Valter exerce uma influência transformadora. Desde 2012 estabeleceu e nutriu uma parceria com a ONG Asas de Socorro e juntos eles implementaram o Projeto Água Limpa para o Curumins. Os agentes da água são alunos da Escola Municipal Luis Gonzaga, e agem em parceria com a organização Asas de Socorro. O filtro biológico transforma água suja em água boa para consumo. Asas de Socorro em parceria com a Tearfund e Operação Amazônia, se esforçam por levar o filtro até a família e cuidar de sua instalação adequada. Mas somente o uso contínuo da água limpa trará benefícios à saúde dos curumins (como são chamadas as crianças na região amazônica). E é nesta etapa de conscientização e aprendizado que os adolescentes estão se mostrando verdadeiros campeões.

Eles convencem as crianças menores, falam nas reuniões de comunitários e visitam famílias, constatando a situação de cada filtro e buscando soluções quando necessário. Até hoje foram instalados nos lares dos comunitários 485 filtros beneficiando mais de 2.000 pessoas ao longo do Rio Tracajá. A adesão do uso destes filtros biológicos tem sido um grande sucesso.

Confira aqui a entrevista que a Rede Mãos Dadas fez com o professor Valter.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.