Notícias
21 de novembro de 2016- Visualizações: 4572
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
O que não fazer no diálogo entre fé e ciência
O diálogo entre fé e ciência é um tópico cada vez mais presente no ambiente cristão, e muito vem sendo dito sobre qual deve ser a postura de quem deseja se engajar nesse campo. Capacitação é um dos pontos mais essenciais, e os livros da série Ciência e Fé Cristã são boas pedidas nesse sentido. Mas o que não fazer? Quais são os erros que devem ser evitados por cristãos que querem estabelecer uma conversa sincera com a ciência?Ultimato esteve presente na I Conferência Nacional de Cristãos na Ciência, promovida pela ABC2 (Associação Brasileira de Cristãos na Ciência), e ouviu Guilherme de Carvalho, diretor de conteúdo da iniciativa, sobre quais são os passos que cristãos não devem dar nesse caminho. Aqui estão os três pontos principais, elencados por Guilherme:
1 - Não faça sozinho
O empreendimento intelectual na academia, e a ciência moderna em particular, são feitos em comunidade. Existe o que chamamos de comunidade científica, e é ela que valia teorias, tradições de pesquisa e assim por diante. Temos então uma anomalia quando o cristão pensa que vai lidar individualmente com a ciência moderna e com a academia, que são empreendimentos comunitários. Não há como pensar e responder às questões desse campo sozinho. Assim como a atividade científica e acadêmica são comunitárias, a interação entre fé cristã e ciência também é. Não tente fazer isso sozinho, junte-se a outros cristãos. Para isso existem a ABC2 e outros projetos nos quais cristãos desenvolvem uma vida intelectual em conjunto. A igreja também é uma comunidade. Tentar fazer isso sozinho provavelmente vai te trazer problemas.
2 - Não ignore o passado
Especialmente no caso das ciências naturais, teorias antigas costumam ter um valor mais histórico. Temos exemplos de teorias que já foram abandonadas no passado. Geralmente, na comunidade científica, o olhar é para o futuro, mas mesmo nesse caso existe uma tradição. E também existe uma tradição no diálogo entre fé e ciência. A ideia de "o que as pessoas pensaram antes de mim?" é muito importante. O cristianismo vem discutindo e dando respostas a questões desse diálogo há muito tempo. Santo Agostinho já trazia reflexões sobre como relacionar Escritura e ciência, por exemplo. É muita pretensão pensar que vamos conseguir dar respostas nesse campo sem o conhecimento e o apoio da tradição anterior a nós.
3 - Não relativize sua fé
Na primeira carta de Pedro, temos a recomendação de santificar a Cristo como Senhor em nossos corações, estando sempre prontos para apresentar a razão da nossa fé. Santificar a Cristo como Senhor tem o sentido de separar e consagrar. No processo de pensar em como apresentar sua fé, a centralidade de Cristo em nossas vidas precisa estar bem estabelecida. Vamos dialogar, mas não vamos negociar Deus. Não podemos entrar em um diálogo intelectual, como esse entre fé e ciência, relativizando nossa fé. Não relativize sua fé em busca de aceitação acadêmica.
Foto: Jesse Orrico/Unsplash
21 de novembro de 2016- Visualizações: 4572
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Livramento e libertação de todo mal
- Lista Mundial da Perseguição 2026: 388 milhões de cristãos em todo o mundo são perseguidos ou discriminados por sua fé em Jesus
- Deus cura hoje?
- Os 10 livros mais lidos em 2025
- Entre o vazio e o poder: a crise contemporânea da liderança
- Ultimato – 58 anos em 8 minutos
- Trabalho e insatisfação não devem andar juntos
- Shalom – chamados a crer e a viver em paz
- A contribuição protestante à educação superior
- Editora Mundo Cristão comemora 60 anos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Vem aí mais uma edição do curso Igreja Viva
Conheça os preletores do Congresso Brasileiro de Missões 2022
4ª edição da Feira de Ficção Cristã e Cultura acontece entre 16 e 19 de julho
Vocare 2016 acontece de 21 a 24 de abril, em Maringá






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)