Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Faltam 100 dias para o 9º Encontro RENAS

Faltam exatamente 100 dias para o 9º Encontro RENAS. O evento, que acontecerá de 11 a 13 de setembro, vai reunir, em Curitiba (PR), centenas de evangélicos que trabalham com ação social e líderes de igrejas locais em torno do tema principal “Equidade – a justiça do reino de Deus”. O foco são as igrejas locais como instrumentos para reduzir as desigualdades sociais no Brasil.

O Encontro RENAS é anual e já foi realizado em todas as regiões do país. Pela segunda vez, acontecerá em Curitiba (PR), com o apoio de uma das primeiras redes locais ligadas à RENAS: a REPAS (Rede Evangélica Paranaense de Ação Social).

Além de plenárias gerais, também serão realizados quatro fóruns com o seguintes temas: Enfrentamento à Exploração Sexual, Dependência Química, Assistência Social e Segurança Alimentar.

Entre os preletores confirmados, estão: o pastor e presidente da Visão Mundial Ariovaldo Ramos, o pastor e sociólogo Clemir Fernandes e o pastor e presidente da Fraternidade Teológica Sul-americana (FTL), Jorge Henrique Barro.

Um dos resultados esperados do 9º Encontro Nacional é que ele “possibilite o encontro de pessoas e igrejas/organizações diversas, a partir da própria desigualdade social entre elas para dialogarem sobre diferenças e serem estimuladas pedagogicamente a criarem parcerias para interlocução e ajuda mútua, na perspectiva de um profundo compromisso com o combate ao quadro de injustiça e desigualdade vigente”.

O sociólogo e pastor Clemir Fernandes é um dos preletores e também integrante da comissão organizadora do 9º Encontro. A seguir ele responde algumas perguntas sobre a proposta do evento:

1. Por que a RENAS realiza encontros nacionais?
Renas é uma rede de relacionamentos, como tem se afirmado desde o seu surgimento. O Encontro nacional é fundamental para as pessoas e entidades se conectarem para além da dimensão virtual, no relacionamento pessoal. Dessa interação real/relacional, muita coisa se produz, se articula e se realiza. O que efetiva, em parte, o sentido de ser da Renas. Sem encontro, a Rede enfraquece e pode mesmo esgarçar e arrebentar os nós.

2. Como é feita a escolha deste tema?
A partir de dados e desafios da realidade brasileira que se coadunam com a missão da Renas. Cada tema é amparado num dado da realidade e procura fazer incidência no contexto da sociedade a partir da igreja e organizações. O tema resulta da agenda premente da sociedade, a partir dos que mais sofrem injustiças sociais, que se impõe à Renas.

3. Quem geralmente participa destes encontros?
Pessoas que são tocadas e mobilizadas pelas mesmas realidades que tocam o coração de Deus, em prol da dignidade de Seu Reino. Ou seja, assistentes sociais cristãos, lideres de organizações cristãs envolvidas com ação social e defesa de direitos, diretores de ação social de igrejas locais, voluntários em geral, pastores e pastoras, diáconos e diaconinas e demais irmãos e irmãs sensibilizadas e comprometidas com a missão integral de Cristo.

4. Como a igreja brasileira pode se beneficiar do Encontro RENAS?
Conhecendo suas entidades e igrejas ativas no cumprimento da missão de Deus no atendimento aos mais pobres e na defesa da justiça do Reino; apropriando-se de metodologias e ferramentas reconhecidamente plausíveis para melhor servir a Deus, servindo aos mais pobres; conhecendo e se conectando com líderes em geral com expertise e ações que glorificam a Deus, inclusive para troca de tecnologia social, fortalecendo e apoiando pessoalmente lideres que atuam na defesa da justiça pelos valores do evangelho (cuidadores)

5. Faltando 100 dias para o 9º Encontro, qual a expectativa para o evento deste ano?
Que possamos reunir um bom contingente de cristãos e outras pessoas da sociedade civil/estado para conjugar esforços, compartilhando recursos diversos a fim de que tenhamos um país menos desigual, com mais equidade e alegria. Alegria que é fruto da justiça. Justiça de Deus, que se traduz por algo mais avançado: equidade.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site especial do 9º Encontro RENAS. Veja os preços aqui. Uma observação: a impressão do boleto ainda não está disponível. Você pode preencher o cadastro, escolher o plano, mas só poderá imprimir o boleto quando receber um e-mail informando.

Serviço:
9º Encontro Nacional da RENAS
Tema: Equidade: a justiça do reino de Deus – Igreja em rede pela redução das desigualdades sociais
Base bíblica: “Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou”. (2 Coríntios 8.13-15)
Data: 11 a 13 de setembro de 2014
Local: Curitiba (PR)
Promovido por: RENAS, REPAS, Editora Ultimato e Visão Mundial.
Apoio: Tearfund
Mais informações
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1038 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.