Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Compromisso com a Terra une líderes religiosos


Líderes de 12 religiões se reuniram no Rio de Janeiro, no último dia 25 de agosto, para discutirem sobre o cuidado com a Terra e a responsabilidade humana no Encontro Internacional Fé no Clima. Os pastores Ariovaldo Ramos (colunista da revista Ultimato) e Timóteo Carriker (blogueiro do Portal) estiveram presentes.

O encontro foi impulsionado pela encíclica “Laudato Si: Sobre o Cuidado da Casa Comum” – primeiro documento oficial do Vaticano a tratar do meio ambiente e abordar a questão das mudanças climáticas.

“Cada um dos 12 líderes falou durante 20 minutos de como a sua comunidade entende e engaja-se em ações concretas em favor do meio ambiente. As dissonâncias já eram de se esperar, mas me surpreendi com as convergências de ideias e perspectivas”, afirmou Timóteo Carriker.

Clemir Fernandes, pastor batista e pesquisador do ISER (Instituto de Estudos da Religião), que promoveu o evento, fez um breve relato do evento:

“Foi um ótimo encontro, com cada líder religioso falando a partir de sua perspectiva teológica sobre a criação e cuidado com o meio ambiente. Ariovaldo Ramos, por exemplo, falou do projeto de Deus de construir um jardim e essa missão de cuidado continua conosco. Timóteo Carriker chamou atenção para leituras que ele considera equivocadas da Bíblia sobre a criação e sua destruição, quando vários textos bíblicos falam de restauração e redenção”.

Declaração e compromisso

Com resultado imediato do Encontro, o grupo de líderes religiosos redigiu a “Declaração e Compromisso Fé no Clima”, que será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, à Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e ao Papa Francisco. O documento sintetiza as percepções e aspirações comuns a todos, as quais incluem o chamado para que a sociedade, por intermédio também das suas comunidades religiosas, envolva-se assertivamente na discussão sobre as mudanças climáticas, e uma agenda básica para que o governo assuma metas ambiciosas na Conferência do Clima (COP 21), que ocorrerá em Paris em dezembro de 2015. Confira a seguir alguns trechos do documento:

“O debate sobre as mudanças climáticas não pode se dar descontextualizado das questões sociais, econômicas e ambientais. O risco que se corre com isso é o de que este importante desafio de lidar com a mudança do clima se torne apenas mais uma ‘bandeira’, sem uma reflexão mais profunda sobre seus impactos no aprofundamento das desigualdades e na geração de disputas de política econômica global. Esse debate deve ser apreciado à luz da justiça social, das questões ambientais mais amplas e da busca de equidade econômica”.

“A interdependência entre todos os seres é a consciência que devemos promover em nossas comunidades, se quisermos propiciar uma transformação ética e comportamental sistemática e planetária”.

“O espírito de colaboração e responsabilidade compartilhada é o que devemos promover em nossas comunidades”.

“Os jovens das nossas comunidades são os principais agentes da transformação desejada e aqueles que construirão — assim o esperamos — um planeta mais saudável para acolher os sonhos e as aspirações humanas”.

O Encontro Internacional Fé no Clima foi promovido pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), em parceria com Gestão de Interesse Público (GIP).

Foto: André Porto

Leia também
Fé cristã e meio ambiente 
Cientista inglês diz que a degradação do meio ambiente é resultado da “poluição da pobreza” e da “poluição da riqueza”, e mais desta do que daquela 
Assim na Terra como no Céu 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 998 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.