Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tim tim por tim tim!

O cantor Toquinho, em sua música Aquarela (e sobre ela, um irmão em Cristo fez uma excelente análise, já postada pela Ultimato) disse: "E o futuro é uma astronave, que tentamos pilotar. Não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença, muda a nossa vida. E depois convida, a rir ou chorar. Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá. O fim dela ninguém sabe, bem ao certo onde vai dar. Vamos todos, numa linda passarela, de uma aquarela, que um dia enfim, descolorirá."

Em um outro texto, intitulado "O futuro a Deus pertence", discorri sobre o que penso acerca da soberania, onipotência, onipresença e onisciência divina e declaro-me entranhavelmente convicto de que Ele, o Senhor Jesus, sabe tudo, nos mínimos detelhes, tim tim por tim tim.

Esta convicção não é fruto do desejo de pacificar a minha mente em decorrência das tragédias humanas que assolam o mundo e que também se fazem presentes em minha vida, com suas próprias perdas e danos.

É na Bíblia onde encontro respaldo para crer desta forma.

Lendo recentemente o capítulo 2 do Evangelho escrito por Mateus, deparei-me com estas verdades impregnadas nos versículos lidos. Acompanhem-me neste raciocínio:

1) Ao receber a visita dos magos, Herodes perturbou-se em saber que Jesus nascera (versículo 3). E, então, "congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes (Herodes) onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim escrevera o profeta (Mq 5.2): 'E tu, Belém, terra de Judá, ..., de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel'" (citação feita por Mateus versos 4-6).

2) Herodes, com sua intenção maligna de mandar matar o Filho de Deus, tentou enganar os magos, ao dizer: "Ide, ..., quando O achardes, informai-me, para que eu também vá e O adore" (verso 8). "E sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram (os magos) para a sua terra por outro caminho" (versículo 12).

3) A  José, o anjo ordenou: "Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar" (verso 13).

4) "E esteve lá, até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta (Os 11.1), que disse: "Do Egito chamei o meu Filho" (citação de Mateus 2.5).

5) Os versículos 16 ao 18 (Mateus 2) nos trazem uma informação que, pela magnitude do acontecimento, se fosse nos dias de hoje, traria certamente a seguinte manchete nos jornais: "Rei Herodes ordena a prática de infanticídio." Algo assim nos faria até pensar que tal acontecimento estaria fora da amplitude da visão de Deus. Mas não é o que se depreende dos seguinte texto Bíblico: "Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira os magos. Então 'se cumpriu' o que foi dito pelo profeta Jeremias no capítulo 31 e versículo 15, que disse: 'Em Ramá, se ouviu uma voz, lamentando, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque já não existem.'"

6) Posso continuar crendo na soberania de Deus mesmo sem entender as razões pelas quais Ele age diferente das minhas expectativas. O nosso senso de justiça própria geralmente nos leva a indagarmos sobre muitas coisas que não entendemos. No caso em questão, poderíamos perguntar: por quê Deus permitiu tão grande tragédia sobre a vida de tantas mães que perderam os seus filhos pelo massacre impetrado por Herodes? Sinceramente, não sei responder, pois não sou secretário da Santíssima Trindade. Apenas descanso (ou tento, em face da minha pequena fé) naquele que disse ser "o alfa e o ômega". No caso de Herodes, a morte só lhe visitou depois de ter feito o que fez. Por que ele não morreu antes? Só Deus poderia responder.

7) "Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José, no Egito. Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel" (versículos 19-21).

8) Se você, irmão em Cristo, tem se entristecido com tantas calamidades e acontecimentos trágicos, no mundo e na sua própria vida, descanse em Deus. Pacifique o seu coração na certeza de que Deus sabe de tudo, embora não nos dê explicações, pois Ele é O Senhor, e nós somos apenas servos.

9) Não devemos esquecer que "As coisas encobertas pertencem a Deus" (Dt 29.29a.).

10) Se o futuro, no que diz respeito ao plano terreno, nos convide a rir ou chorar, e ainda que nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá, o fim dela Ele (Jesus) sabe, bem ao certo, onde vai dar: no céu.
Recife - PE
Textos publicados: 389 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.