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Palavra do leitor

Teologia da Acusação

Não distante da sua comunidade, bem próxima a seu círculo de amizades e irmãos de fé. A acusação aparece. Baseada numa concepção de “super-homem” diferente: não há — e nem deve haver, oras — criptonita que a possa parar. Ao observar o irmão como um protótipo de super-herói, o homem nega o princípio claro da concepção cristã de vida: somos pecadores, imerecedores e, acima de tudo, imperfeitos.

O “eu” fala pelos outros. C.S. Lewis, o grande descobridor das terras de Nárnia, utiliza uma ilustração interessante em “Cristianismo Puro e Simples”. O escritor britânico compara os seres humanos a envelopes postais. Cada envelope possui uma carta que corresponde ao “ser”. Sabemos que todos os humanos tem um carta, pois nós, em nosso caráter individual, no nosso eu, temos a nossa. Ai é que está. Não sabemos mais do que isso: nosso irmão tem uma carta.

Quando aceitamos nosso desconhecimento em relação ao outro, reconhecemos que não podemos adivinhar o conteúdo, e nem podemos sair por ai abrindo cartas alheias. Descobrir o outro como igual, como mais um dos portadores de cartas, é fazer-se servo, honrar (Rm. 12:10) o próximo e amá-lo. Como Lewis escreveu, o ser humano é a única coisa que conhecemos profundamente, pois, para além de observá-lo, nós o somos.

Sabemos, de forma empírica e escrita (Jo. 16:33), que temos aflições na vida. Devemos tratar a todos tendo em mente nossas próprias fragilidades, e, para além, entender que elas se alteram e transformam diante dos diferentes contextos. Dar ao outro o direito de abrir o envelope que o pertence, sem que violemos suas particularidades, é respeitar um fato: de nossas cartas, nós somos o remetente, Deus, o destinatário.
Garuva - SC
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