Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Salmo 128 de ponta cabeça.

Salmo 128 de ponta cabeça.

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!
Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.
Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.
Sl 128 1-3

Feliz é o homem que teme ao Senhor. Exatamente assim que devemos entender esta frase; e não "quem temer ao Senhor, em troca Deus dará felicidade". Isso quer dizer que o ato de temer/reverenciar o Senhor, em si já é a felicidade.
A primeira frase deste Salmo é (temer ao Senhor), e somente nos versículos seguintes é mencionado felicidade no fruto do trabalho, com a esposa e com os filhos.
Mas temos que ser sinceros em reconhecer que na maioria das vezes cometemos o mesmo erro de Freud ao achar que podemos ser felizes sem em primeiro lugar temer a Deus e andar em seus caminhos. Foi isso que o povo, chefes políticos e religiosos fizeram quando foram exortados por Jeremias. Eles adoravam a o falso deus Baal em troca de prosperidade (pois essa divindade, segundo a cultura cananéia prometia sucesso no trabalho).
A palavra Shalom que significa paz e bem-estar, e a NVI traduz por prosperidade; não pode ser confundida com a palavra Osher que significa riquezas. Em Salmo 128 encontramos Shalom e não Osher.
Hoje em dia a teologia da prosperidade misturada com o capitalismo, o funk da ostentação, e o sonho do rei de camarote têm desgraçado muita gente. Leiamos a parábola abaixo para esclarecer:

Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
Lc 15 29-30

Notaram? O filho mais velho não estava irado somente por ciúme do que tinha voltado; ele disse ao pai que tinha trabalhado a vida toda mas o pai nunca tinha dado o novilho pra ele festejar com os amigos, ou seja, o filho mais velho também estava interessado nos bens e também queria uma festa, porem o problema é nem citou o anel e a sandália, mas apenas o NOVILHO GORDO. (PROSPERIDADE).
O filho mais velho realmente representa os fariseus que criticaram quando Jesus perdoou publicanos.
Mas para entender o que é um publicano e um fariseu é de suma importância para entender essa parábola.
Publicano era um cargo de trabalho que era subordinado ao império Romano que um judeu trabalhava para cobrar impostos e direitos aduaneiros de seus compatriotas, publicano era um cargo público que dava muito dinheiro pra Roma e para si. Eles por cultura judaica eram proibidos de entrar nas sinagogas.
O publicano podia ser pecador por amor ao dinheiro porem Jesus criticou mais os Fariseus do que eles mas porque?
Fariseu era uma seita/partido de chefes religiosos com interesses políticos escondidos.
Eles queriam dominar o restante do povo e fizeram ao conseguirem 70 por cento das cadeiras do Sinédrio antes de Jesus nascer em forma humana. Os fariseus se achavam mais santos e mais conhecedores da Lei, aliás eles achavam que só eles podiam interpreta-la; eles se diziam amigos do povo mas mantinham contato com a politica Romana por baixo dos panos. Resumindo, eles so queriam enriquecer mas usando a Lei e o templo, ou seja, eram piores que os Publicanos.
Eles eram um partido que disputava com os Saduceus que eram donos da maioria das terras em Jerusalém, mas se uniram para matar Jesus.
Busquemos felicidade no fato de ser salvo por Cristo. Não invertamos os Salmos de ponta cabeça.

Marcos servo de Cristo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.