Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O vírus e a falência da fé

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para conservação da alma." Hb 10.39

A perseverança na fé em oposição a apostasia. Enquanto esses se retiram para a perdição, os perseverantes creem para conservação da alma.

Se, inicialmente, como disse Pedro, o fim da fé é a salvação da alma, para atingirmos esse fim, (objetivo) devemos mostrar o mesmo cuidado até o fim; perseverar.

Normalmente anexamos à fé um componente emocional, que, quando efervescente nos faz enfrentar grandes coisas; com os hebreus em questão fora assim. "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios, tribulações; em parte fostes participantes com os que assim foram tratados." vv 32 e 33

O problema é que, confiarmos em Deus com o auxílio das emoções é perigoso, dada a instabilidade dessas, que, vendo frustradas expectativas meramente humanas, tendem a sofrer abalos. "Não rejeiteis, pois, vossa confiança, que tem grande e avultado galardão." v 35

Em crises como a de agora, que atingiu o planeta todo, vimos um triste espetáculo de covardia espiritual dos ditos cristãos, evangélicos e católicos; aqueles fazendo lives desde suas casas de medo de abrir as igrejas, e os outros permitindo ao seu líder maior pregar às paredes do Vaticano, todos escondidos de medo.

Mesmo discordando em muitas coisas do Silas Malafaia, pelo menos devo respeitar sua postura de exigir o cumprimento da Constituição, que declara invioláveis os locais de culto, para manter as igrejas abertas, mesmo com a histeria reinante.

Na hora de uma fé teórica chega a ser bonito de ver seu garboso desfile nas redes sociais: "Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios." Sl 91.5-8

Contudo, nas provas, onde se vê quem tem "butiás no bolso" como se diz cá no sul, nem bolso a maioria tem.

Não estou dizendo que cristãos estão imunes e que devam ser irresponsáveis; mas, constatando que, se uma mera possibilidade assim já joga nossa fé embaixo da cama, como será quando, na instauração do Reino do Anticristo as pessoas forem coagidas a negar Jesus ou morrer; digo, como se portarão os que patentearam uma covardia como a que vimos?

De minha parte, como cristão, prefiro os "inconsequentes" que morreram frequentando cultos como os da Coréia do Sul, que os "prudentes" que se cagaram sem motivos se escondendo por aqui. Estou certo que Deus também os prefere.

Nossa fé, infelizmente se parece muito com a da mulher de Jó; útil para quando tudo vai bem, mas se a adversidade tocar já não serve mais. "Amaldiçoa a Deus e morre." Que vergonha!! Guarda-chuva é para quando chove. "A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem..." Se não serve em casos assim, não serve nunca.

Algumas vezes deparei com: "Os que defendem que voltemos a trabalhar que assinem uma declaração abrindo mão dos respiradores caso precisem." Pois, eu trabalhei essa semana, usando luvas e máscaras, exigências de que tem autoridade sobre mim, não assinei nada, mas, registro aqui: Abro mão sim. Se Deus quiser me levar assim seja.

Minha fé é dada por Cristo, não a dos miseráveis "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." I Co 15.19

Desgraçadamente invés de ver a coisa como é, questão de vida ou morte, a maioria tem a fé como acessório; algo mais que se não fizer bem, mal não faz. Tais, apenas estão viciados numa droga psíquica, nunca conheceram à verdadeira fé.

Essa fala como Jó: "Ainda que mate, Nele esperarei"; Como os jovens da fornalha: "Se Deus quiser (livrar) Ele pode; senão, fica sabendo o rei que não serviremos aos teus deuses." Ainda, como Paulo: "Para mim, viver é Cristo, morrer é lucro."

Se as pessoas se agarrassem à vida com um terço da força que se agarram à existência, a imensa maioria seria salva. Infelizmente, dos muitos convidados serão poucos escolhidos.

Prudência, cuidados básicos, ok. Histeria, covardia, fuga? "Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor..." II Tm 1.7-8

"Se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará... pelo fogo será descoberta..." I Co 3.12-13
Tio Hugo - RS
Textos publicados: 328 [ver]
Site: http://ofarol21.blogspot.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.