Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O ego: uma nova religião!

Caminhamos a passos largos para o tempo do fim, o que já tenho escrito em artigos anteriores; vários enfoques [pistas de que já estamos vivendo às vésperas daquele dia] têm se apresentado a cada momento mediante fatos que, se cotejados com a Palavra de Deus, não deixam dúvidas quanto ao próximo futuro da humanidade.

As pessoas, hoje, estão sendo ensinadas, estão sendo conduzidas, como boi no matadouro, para práticas fundamentalmente antagônicas aos ensinamentos do Senhor Jesus, ÚNICO E SUFICIENTE SENHOR E SALVADOR de nossas almas do fogo do inferno.

Vamos nos lembrar de alguns bons e importantíssimos ensinamentos do Senhor Jesus em seu curto Ministério [3 anos] aqui na Terra:

- Ele disse que se alguém te bater em uma face deves oferecer-lhe também a outra; - Se alguém te obrigar a andar com ele uma milha, ande com ele duas; Se alguém te tomar a capa, dá-lhe, também, a túnica [Lucas 6 29];

- Ao jovem rico, que lhe perguntou como fazer para herdar a vida eterna, Ele disse: “vai vende tudo o que tens e reparte com os pobres (Mt. 13 44);

- Aos que desejam segui-lo, Ele disse que todo aquele que deixar tudo, inclusive familiares, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna (Mt. 19 29);

- Aos que procuram os melhores lugares [frente] para serem vistos por todos, Ele disse para ocuparem os últimos lugares (Lc. 14 8-10);

- Ele, também, disse que muitos primeiros serão últimos, e os últimos primeiros (Mt. 19 30);

- Sobre a oração a Deus Ele condena aquele que gosta de orar em pé e em público, e o ensina a se recolher no recôndito do seu quarto [coração] e orar em secreto, e o Pai que o vê em secreto, o recompensará (Mt. 6 6);

- Aos que gostam do muito falar, e repetir palavras e pedidos, quando oram ao Pai, Ele diz que não será pelo muito falar ou pela vã repetição de palavras que serão ouvidos (Mt. 6 7);

- Sobre as ofertas [ou dízimos], dedicados ao trabalho de Deus, Ele não valorizou as elevadas quantias entregues pelos ricos, pois eram do que lhes sobejava, mas viu méritos na oferta da viúva pobre, pois ela entregou as suas duas últimas moedas (Mc. 12 42), ou seja, deu tudo quanto tinha e não a sobra;

- Ele também disse que os que pretendem segui-lo devem “NEGAR-SE A SI MESMOS” e segui-lo (Mt. 16 24).

Em suma, o Senhor Jesus nos ensina que a vida cristã verdadeira e sincera é aquela que dá prioridade a Deus e não às nossas próprias pessoas, e não ao “ego”:

“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas” (Mt. 6 33).

Mas, o mundo [as filosofias] de hoje quer “vender o seu peixe” de que o “ego”, o “eu” deve ser valorizado; é a busca constante e frenética do bem estar pessoal, do amor próprio, da autovalorização, da autoestima, da autoimagem, da auto-concretização, da autorealização, e, por fim, a “autodivinização”!

Pode até ser saudável, mas não é bíblica a busca da valorização do próprio “ego”, a colocação do “eu” no trono que só pertence ao Senhor Jesus.

A bem da verdade, o culto ao “ego” não se trata de uma nova “religião”; é a ação, desde o Éden, para nos tornarmos iguais a Deus, tendo como fim nos tornarmos “deuses”!

O cristão, todavia, não deve se deixar levar pelo conselho dos ímpios: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl. 1 1); o “ego” deve se submeter ao Senhor Jesus e tão somente a Ele.

As sutis e vãs filosofias vêm procurando minar a Palavra de Deus para implantar o “engano”, aquilo que contraria Deus:

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas [“amantes de si mesmos” - em outra tradução], avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto o poder. FOGE TAMBÉM DESTES” (2 Tm. 3 1-5).

E ainda: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno quer não, [“a tempo e fora de tempo” – em outra tradução], corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusando a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as cousas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2 Tm. 4 1-5).

Face ao "culto ao ego" muitos já não suportam ouvir falar o nome JESUS! [e ainda zombam dos que Lhe seguem].

E a Palavra do Senhor Jesus claramente alerta: “quem de mim se envergonhar diante dos homens, dele me envergonharei diante do meu Pai” (Mc. 8 38).

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.