Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O culto que cansa a Deus

Nos balcões da feira da crendice popular, tem de tudo. Desde re te té de Jeová, até canela de fogo; de lavagem de capital, até contas em nome de laranjas em bancos estrangeiros; os irmãos africanos, sofrem com isso e, segundo os promotores, Deus é o co-autor e patrocinador; a figura de Cristo, aos poucos vai sendo0 substituída pela a figura do pastor, do líder, do pregador, do cantor, eventos, etc. os cristãos não levam mais consigo a imagem da mensagem cristocêntrica e sim, a imagem dos afoitos vendedores de milagres nos balcões da crendice popular, isso é o que chamo de blasfêmia contra o Altíssimo.

A Bíblia é um livro interpretativo, Deus, o autor, conforme o que está escrito: “Toda Escritura é divinamente inspirada por Deus” [...]. Não existe um melhor interprete, se não, seu próprio autor, o SENHOR. Ao longo dos séculos, não são poucos que têm colocado suas idéias e suas maneiras de traduzir, transmitir e interpretar às Escrituras, da ir, o surgimento de vários conceitos de ensinos e cultos.

Na carta aos Romanos e, mais precisamente no capítulo 12, lemos: “Rogo-vos, [...], que é o vosso culto racional”. Seria esse o culto que mais se aproxima da adoração a Deus? Acredito que sim (abordaremos depois). Na pós-modernidade, o culto que é devido a Deus, está modificado, esquisito! É o culto capitalista (da grana); neste, o deus é o capital, e os seus promotores se declaram portadores de dons da riqueza (já descobriu esse dom na Bíblia? Envia-me a referência), Brasil afora, existem eventos que o culto não se prende em salvação de almas e nem às virtudes do Espírito, mas unicamente à grana, é o culto capitalista. Tais eventos cobram uma grana alta para pregadores e cantores se apresentarem em pequenas congregações sem publico. O ministrante da oferta grita: precisamos de mais dinheiro para enviar para os pobres da África, os mais ousados, citam o numero de conta e agência. Coitados dos irmãos africanos! Contribuições que deveriam chegar a eles entram pelo o ralo do esgoto da corrupção. Os afoitos, dizem: Deus está mandando, então, vamos dá! Tais contribuições estão indo pra onde? Para os bancos africanos; para financial as empresas desses mercenários e mentirosos? Sei não! Mas Deus, jamais vai está metido nesse saco de lixo. Tais lideres, descem às piores lixeira de suas idéias, retiram as piores migalhas de suas mentes doentias e colocam-nas na boca dos desavisados.

Os estelionatos espirituais estão no meio do inocente rebanho de Deus; simulados de ovelhas e falsa humildade, mas não tente frustrá-los. Eles ostentam riquezas, poder, glamour e autoridades; são capazes de enganar a todos, menos a Deus, que os ver como ladrões e salteadores. Foge deles povo do SENHOR! Ainda há outros tipos de cultos: o do entretenimento (do exagero, dos gritos, dos loucos, berros, etc.), esses e outro! Nos dias de Acabe, o povo cultuava a baal, deus pagão; mas o Senhor levantou Elias, para direcionar-los ao verdadeiro culto a Deus. Jeremias condenou o formalismo dos judeus (Lm 2. 2,6,7,8). Nos dias de Malaquias, os sacerdotes usavam de malandragem perguntando a Jeová: Em que ti enfadamos? Deus estava enfadado, cansado, daquele culto formalista, cheio de requinte pecaminoso e ritualista. E como havia malandragem naquele culto judeu! Os caras levavam até animal doente, hoje os doentes, estão no púlpito. Não estaria o nosso culto de cada dia cheios de malandragens espirituais que nunca foi, não é, e nunca será o culto racional?

Voltemos a Romanos 12. ‘Rogo-vos, pois irmãos. Pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Deus trata com a minha razão e nunca com a minha emoção). Pois a emoção é como uma flor que nasce pela manhã e à tarde seca, igual à paixão. O filosofo pós socrático Renner Descarte, defendia a tese do princípio, entendia que tudo tem um principio e, o principio de tudo é DEUS. E mais, entendia que há uma célula no centro do nosso cérebro, que chamou de ‘Pineal’ e, é por essa, que Deus se comunica com o homem. Já o maior filosofo de todos os tempos, falou: ‘Os verdadeiros adoradores, adoram o Pai em espírito e em verdade’ (com a razão, entendimento e com certeza). Descarte, não estava errado. O verdadeiro culto a Deus, envolve três elementos: o que cultua (nós), o nosso próximo e o Eterno Criador do Universo, Deus. Ele sim conhece o nosso pensamento de longe. Ofereça ao SENHOR, o culto RACIONAL.
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.