Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Fidelidade ao Rei

"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1 Timóteo 1.117)

A América Latina é formada em sua grande maioria por países que foram colonizados pelos espanhóis. Desde o México (ao Norte) até o Chile (ao Sul) o idioma é o mesmo. A outra metade da América foi colonizada pelos portugueses. Mas o interessante é que enquanto a colonização espanhola gerou dezenas de países, a portuguesa foi capaz de gerar apenas um país: o Brasil. E o fato curioso é que o Brasil é formado por povos e culturas diferentes. O povo gaúcho é muito diferente do povo potiguar. O baiano é diferente do mato-grossense. O paulista e o fluminense são diferentes um do outro. Mas somos todos brasileiros. A mesma pátria, a mesma língua.
Pensando nisso, surge, então a pergunta: Como Portugal conseguiu a proeza de gerar apenas uma nação com povos tão distintos? Dentre algumas respostas, creio que a mais convincente seja a seguinte: os portugueses tinham um profundo censo de lealdade ao rei. Cidadãos nascidos no Brasil, cujos pais e até mesmo os avós também haviam nascido aqui, diziam-se portugueses. Isso era fruto da lealdade ao rei. E ainda havia uma profunda convicção de onde houvesse um português, o rei de Portugal estava presente. Pois ele era um representante do seu rei.
Nós, os cristãos, temos um rei: Jesus Cristo. Mas será que possuímos também um profundo senso de lealdade ao nosso Rei? Entendemos a verdade bíblica de que onde nós estivermos o nosso rei está presente? Não importa a distância ou a cultura do local onde estamos, pois onde há um cristão, ali o Rei dos reis, Jesus Cristo, deve estar sendo representado.
A nossa lealdade a Cristo não permite com que sejamos seduzidos pelo ambiente no qual estamos inseridos. A nossa fé não pode ser modificada por conta dos costumes e crenças daqueles que vivem conosco. Pelo contrário, somos fieis ao nosso Rei e nos esforçamos para que mais pessoas possam conhecer o poder dele e submeterem-se ao seu reinado.

Edson Landi
Campinas - SP
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.