Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Eleições 2018

Este é o principal assunto da mídia no momento. É um assunto que envolve muitos interesses e tem tudo a ver com o futuro do Brasil. Daí surgem os comentários, as especulações em função das eleições e dos candidatos. O cidadão comum, preocupado com a sua sobrevivência, muitas vezes não se atém a essas coisas e até ignora o assunto, passa de largo e sequer meneia a cabeça. Milhões em nosso País nem sabem o que está acontecendo e a profundidade desse tema. Isto é um mal, é algo negativo, pois se trata do presente e do futuro de mais de 200 milhões de pessoas que vivem nesta Pátria. Têm pessoas que até xingam, esbravejam quando falamos de eleição e de política, como se isto fosse algo que pudesse ser simplesmente ignorado. Não se deve ignorar esta realidade.

Política é coisa séria, embora a maioria dos políticos não sejam sérios e confiáveis. O fato é que dentro de menos de dois meses teremos as eleições gerais que definirão o futuro do País para os próximos quatro anos. Serão eleitos, além do presidente e do seu vice, 513 deputados federais, os deputados estaduais e uma parte dos Senadores da República. Sem entrar em detalhes, será uma eleição geral, com exceção de prefeitos e vereadores. A cada dia mais aumentam os comentários na mídia falada, escrita e televisada. São muitas discussões, debates e até entreveros que estão diante de nós diariamente. Isto é bom, faz parte da democracia e da cidadania.

A maioria dos países tem eleições, escolha de seus dirigentes, cada um obedecendo a sua forma de eleição e de disputa. No Brasil, o eleitor é obrigado a votar e se usa a suspeita urna eletrônica, que já foi muito questionada, pois muita gente acredita que ela pode ser fraudada. E uma fraude não é uma eleição justa e correta, é apenas uma fraude. Entretanto, este é o processo ou sistema usado em nosso País.

A eleição envolve muitas pessoas e muito dinheiro público. É impossível saber quanto custa uma eleição aos cofres públicos, e tudo sai do bolso do trabalhador. Neste País, nada se faz sem o dinheiro público, que na verdade é o nosso dinheiro. Talvez seja por isto que muita gente odeia os políticos, principalmente porque muitos deles são corruptos declarados e continuam no poder. Temos o caso de um ex-presidente corrupto que está preso, mas isto é muito raro. O ideal seria cassar todos os corruptos e expulsá-los da vida pública. Em muitos países, digamos, mais sérios, não se tolera a corrupção e até eleições são invalidadas quando há suspeita de corrupção. Mas no Brasil, infelizmente, não é assim. Por aqui os corruptos brincam e dão risada na nossa cara, nos fazem de palhaços. A questão, na verdade, nem é "gostar de política", mas a necessidade de se ter governantes que são eleitos pelo povo para representar esse povo, serem porta voz desse povo nas esferas governamentais.

A eleição é uma realidade que acontece a cada 4 anos e não tem como se evitar esse fato. Ela faz parte da democracia (governo do povo) que subentende a participação do povo no governo, embora na prática ainda estejamos muito longe disto. Concordando ou não com a eleição e com os candidatos, temos que admitir que ela é uma realidade e até uma necessidade. Espero que os milhões de eleitores escolham os melhores, ou os menos ruins, aproveitando essa oportunidade. Espero, outrossim, que o Brasil melhore, que haja paz e, sobretudo, entendimento entre todos. Que a educação, a saúde e a segurança (e as demais áreas) não sejam apenas palavras de retóricas, mas que possam ser melhoradas e valorizadas em prol de todos. Querendo ou não, teremos eleição e muitos candidatos serão eleitos. Que todos nós possamos fazer a nossa parte!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 411 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.