Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

É só crer e ser salvo?

A mensagem evangélica se destaca das demais, como a católica, a mórmon, a espírita, etc., pela simplicidade colocada sobre a questão do que é necessário para a salvação. Estas últimas sempre subordinam a salvação à necessidade de se fazer alguma coisa, nunca à exclusividade de crer para ser salvo.

Os evangélicos, sem exceção, citam como base o texto de Romanos 10.9-10: "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."

No entanto, começo a acreditar que muitos líderes evangélicos não crêem na mensagem que pregam ou não a entendem.

Certa vez escutei, à noite, um programa evangélico muito conhecido, onde o mensageiro usou, quase exatamente, a seguinte argumentação: "Você acha que é só confessar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e pronto? Se não se batizar você irá pro inferno! Temos que cumprir as ordenanças, se não iremos pro inferno! Os que vieram aqui na frente, procurem a secretaria da igreja para agendar o seu batismo. Mas não se demore! Não corra o risco de morrer antes de ser batizado." A seguir, o mensageiro teve a desfaçatez de orar para que Deus salvasse aos que morressem antes de se batizarem, caso não tivessem tempo para isto!! Como se sua oração também tivesse o poder de salvar por procuração!!

Hoje escutei o mesmo mensageiro (gosto de sofrer?) fazendo o seguinte apelo: "Olha, eu vou fazer o apelo para crerem e aceitarem a Jesus Cristo. Mas, dou o seguinte aviso: Quem crer estará salvo, mas aquele que não crer (hoje) já está condenado ao inferno"! 

Ou seja, é pegar ou largar. Ninguém poderá ser convencido à salvação após o seu apelo! Como duvidei do que tinha ouvido pedi ao meu filho que me confirmasse o que havia sido dito. E me confirmou.

Algumas igrejas determinam que a profissão de fé e o batismo sejam feitos apenas após um determinado tempo de estudo e preparação. Difícil de entender esta exigência após lermos Atos 2, onde cerca de três mil foram batizados no mesmo dia em que creram!

Será que não se está burocratizando demais o ato de conversão e do batismo? Será que precisamos de tanta segurança de que o convertido terá procedimento de crente? Não estamos assumindo uma tarefa que é exclusiva do Espírito Santo? Será que a preocupação maior das igrejas não é que o novo convertido assuma suas obrigações financeiras com a manutenção das mesmas? Por que a cerimônia de profissão de fé e batismo tem que ser agendada? Por que incluir nesta cerimônia voto (juramento) de que o novo convertido irá manter a sua igreja?

Fica parecendo que, na prática, para muitas igrejas evangélicas, a salvação não é só crer e confessar a Jesus como Senhor. É necessário também aprender e obedecer a uma série de ordenanças, muitas vezes, exclusivas da própria denominação. Ou seja, veladamente, estas igrejas estão pregando que a salvação não é só pela fé. Tem algo mais... Especialmente a parte financeira.

Lamentalvelmente, quem sabe sem perceber, os evangélicos acabaram assumindo os ensinos católicos de vincular a salvação às ordenanças.

Ou seja, a pregação é uma coisa, mas a prática da fé está sendo outra coisa.
Juiz De Fora - MG
Textos publicados: 14 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.