Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Corrupção causas, consequências e solução.

No Brasil sofremos com a chaga da corrupção. No ralo da corrupção recursos, e esperanças são subtraídos, projetos e sonhos são eliminados. Diante desta triste realidade muitas pessoas procuram encontrar as causas, medir as consequências e procurar soluções para este mal. A Palavra de Deus pode ajudar na reflexão sobre o sentido da corrupção e a sua solução.

A corrupção não é derivada exclusivamente da sociedade (Rousseau), embora a sociedade possa ser uma rede corruptora. O mundo, na teologia joanina, compreendido como sistema de valores caído apresenta uma sociedade corrupta em suas relações. A corrupção não é decorrente exclusiva do exercício da liderança, embora líderes corruptos possam influenciar uma sociedade ao desvio ético. Na antiga teocracia de Israel os reis de Judá e Israel quando maus, conduziam o povo para o declínio moral e espiritual, juízes injustos e sacerdotes corruptos também.

A corrupção não é ocasionada apenas pela falta de conhecimento e cultura, a verdade é que a falta de conhecimento é a causa de declínio espiritual e moral de uma nação. É fato, porém, que em sociedades com elevado grau de instrução a chaga da corrupção não foi erradicada, e que nem sempre aquele que conhece os valores e as verdades espirituais de uma tradição religiosa, ou cultura se constitui num verdadeiro crente, ou num bom cidadão.

A corrupção não decorre exclusivamente da falta de liberdade, ou do excesso de controle estatal. Sociedades totalmente livres são anômicas e libertinas, sociedades totalitárias costumam ser propícias a corrupção. A corrupção não é exclusivamente ocasionada por sistemas econômicos injustos, ou circunstancias materiais, porém a falta de oportunidades de um lado, e a riqueza excessiva de outro, podem, de acordo com as escrituras, favorecer o roubo, ou conduzir a uma vida distante dos padrões e ideais divinos. Para Cristo, a corrupção não é externa ao homem, mas procede do seu interior. Soluções externas são paliativas. É do interior do homem que procedem todos os maus desígnios humanos. O coração humano é a fonte da corrupção.

A corrupção pode ser combatida por ações preventivas? Sim, por um sistema legal equitativo que considere a condição humana promovendo a transparência, a lei e a ordem; pelo ensino e promoção de valores através da educação e da família; através de ações que inibam o erro e promovam a virtude. Porém, todas estas soluções são externas ao homem e a menos que surja um "novo homem" que é transformado no seu interior, nada de fato mudará, pois, a corrupção é uma realidade ontológica.

Somente a verdade do evangelho pode mudar o homem. Somente o Espírito Santo pode transformar o coração humano. Somente Deus pode efetivamente transformar uma nação erradicando a corrupção dos corações humanos. Se fossemos comparar a corrupção com a poluição de um rio, poderíamos dizer que o leito apresenta as impurezas de uma nascente contaminada. Diante desta realidade alguém poderia perguntar: Devemos então limpar o leito deste rio? Sem dúvida alguma, mas jamais descuidando de sua nascente. Não se pode vencer a corrupção sem uma real mudança interior e não se pode mudar o ser humano sem o poder, a presença e o favor divino.

Diante da realidade da corrupção na sociedade brasileira três simples perguntas poderiam ser feitas à Igreja Evangélica Brasileira: 1-Temos orado e jejuado pelo Brasil? 2-Estamos realmente comprometidos com a evangelização da sociedade brasileira e convencidos de que o Evangelho é poder de Deus? 3-Estamos entre aqueles que procuram, à luz do ordenamento divino limpar o leito deste rio, ou temos sido levados pelas correntezas da corrupção?
Lucas Do Rio Verde - MT
Textos publicados: 25 [ver]
Site: http://verticais.blogspot.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.