Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Coitado do índio

A política do governo e das igrejas no tratamento com o indígena brasileiro sempre foi de mantê-lo na sua mata e na sua tribo a fim de "conservá-lo para que a pureza da sua cultura não se perca ao se misturar com os homens brancos."

Todo ano, no Dia do Índio, algum político carente de voto diz "Coitados dos índios, vamos providenciar mais terras para eles." E assim mais terras são demarcadas como "reservas indígenas". Como resultado, constatamos hoje que os exploradores de madeira e garimpeiros fazem "grandes" acordos com os caciques das tribos, os quais, depois de fazerem algumas concessões, passam a viver na cidade com todo o conforto que o dinheiro pode comprar, enquanto o restante da tribo vive uma vida de miséria e depressão, e muitos dos seus filhos morrem desnutridos. A demarcação de terras indígenas nunca foi e nem será totalmente respeitada. Aliás, a história mostra que essa solução para o "problema dos índios" (criação de um espaço para abrigar as tribos) não resolve. Não deu certo nos Estados Unidos e outros países, alguém acha que poderia ter dado certo no Brasil ?

A experiência mostra que o índio somente sobreviverá com dignidade neste país se ele tiver apoio para poder deixar sua terra e sua tribo e lutar pela sua sobrevivência na cidade grande. Não foi essa também a saída para os antigos escravos da raça negra ? Onde estariam os negros se continuassem confinados nos seus abrigos e quilombos, longe da cultura dos brancos? Eles foram libertos, vieram para a cidade e conseguiram, com muito trabalho, se impor como gente digna suficiente para viver na "comunidade dos brancos". Porque somente eles? Porque negamos nós esta liberdade e privilégio aos nossos índios e os condenamos à morte no isolamento e na pobreza extrema. 

Precisamos trazer os índios para as nossas "selvas de pedra", ensiná-los o português, a matemática, a informática, os cuidados com a saúde, e tudo o que for necessário para se tornarem indivíduos independentes e capazes de competir por um lugar ao sol com os brancos, os negros e os amarelos. Assim, sua tradição, que também é importante, terá oportunidade de se somar ao nosso sincretismo cultural. Vamos ter um Centro de Tradições Indígenas, assim como temos um Centro de Tradições Gaúchas, um Centro de Cultura Afro-Brasileira, etc. Todos vivendo e coexistindo com respeito e dignidade.

Políticos e religiosos precisam entender que o índio é, antes de tudo, um ser humano e não objeto de demagogia para ser usado como massa de manobra política. Ele precisa de oportunidade para crescer, progredir e participar integralmente da sociedade brasileira, à qual ele sempre pertenceu.
Recife - PE
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.