Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A humildade precede a benção (2 Re 5.1-19)

Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra. Pv 18.12

A vaidade está para a queda como a humildade está para a benção. Que o diga Naamã, o poderoso e respeitado general sírio. Várias vitórias o SENHOR deu a Naamã, até mesmo contra Israel. Porém, o general ficou leproso (vv1). Realmente, Deus tem um propósito em tudo o que Ele permite. Por que Naamã, um homem tão honrado e fiel ficaria leproso? O máximo que podemos fazer é ficar suscitando respostas hipotéticas pra tudo isso. O que será que Deus estava querendo ensinar para Naamã? Será que a vaidade atingira o coração do general? Será que Deus queria que Naamã voltasse a ser humilde novamente? A lepra era o ultimo estágio da degradação, ela não só atingia o corpo, mas também a vaidade, o orgulho e acima de tudo a auto-estima da pessoa.

É impossível para nós desvendarmos as causas do sofrimento humano, contudo Jesus nos diz que todo sofrimento pode ser transformado em glória. Esse homem cheio de fé, tinha também muito orgulho dentro de si. Como água e óleo, fé e orgulho são coisas que não se misturam.

1º) Naamã teve que dar ouvidos a uma simples escrava que trabalhava em sua casa.

2º) Naamã teve que procurar ajuda em um país “inferior”.

3º) Como muitos nos dias de hoje, Naamã achava que milagre podia ser comprado, ele levou para Israel trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas (vv5).

4º) Naamã procurou a pessoa errada, sua escrava mandou procurar o profeta, mas ele, talvez tenha achado a posição hierárquica muito baixa e procurou o rei. Depois do chilique do rei de Israel (vv7), Eliseu, na autoridade do Senhor, manda chamar Naamã (vv8), então, com toda a sua comitiva o general vai até a casa humilde do profeta (vv9).

5º) Nem recebido pessoalmente pelo profeta, Naamã foi, Eliseu, envia um mensageiro (vv10) com a seguinte ordem: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. Você tem noção do que isto significa?

6º) Naamã achava que Deus era obrigado a agir do jeito dele (vv11).

7º) Esquecendo-se da sua própria podridão, Naamã fica indignado por achar o rio Jordão um rio sujo (vv12). Arrogância? Vaidade? Orgulho? Mais do que a roupa, Naamã deveria despir-se de todas essas coisas. Naamã não queria tirar a roupa porque todos iriam ver suas feridas que ficavam ocultas embaixo da farda pomposa. Muito mais do que a lepra, Deus estava curando Naamã de todos os seus paradigmas interiores. Depois de ser curado, Naamã insistiu com Eliseu que aceitasse sua “oferta de gratidão pelo milagre”, porém, diferente do que acontece nos dias de hoje o profeta Eliseu recusou recebê-la.

A maior benção que Naamã recebeu foi conhecer o Deus verdadeiro. Naamã não voltou para a Síria apenas curado de sua lepra, Naamã voltou salvo e curado de sua arrogância e vaidade (vv17-19). Naamã agora é um servo do Deus altíssimo! Deus ensinou ao general que era preciso se humilhar, reconhecer sua insignificância para realmente se tornar grande e agradável a Deus. Esse é o âmago do verdadeiro adorador: humildade. É quando nos humilhamos que Deus nos exalta (Tg 4:10).
Peruíbe - SP
Textos publicados: 29 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.