Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

4 + 8

Porque na maioria das denominações modernas os profetas verdadeiros que denunciam o pecado são chamados de "acusadores / murmuradores"; enquanto que os falsos profetas que pregam coisas positivas são chamados de "profetas do povo"?
Para respoder essa pergunta vamos estudar um pouco do livro do profeta Miquéias.
Miquéias profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reias de Judá (Mq 1.1).
Naquela época o povo estava cometendo idolatria adorando Baal, deus cananeu que prometia fertilidade à terra de onde vinha o sustendto deles. Por isso Deus usou o ataque Assírio para diciplinar o povo; desta forma profetizou antes, durante e um pouco após o ataque da Assíria. Abaixo estão 4 características do contexto do livro:

1-Poucos com muito e muitos com pouco.

Ai daqueles que planejam maldade, dos que tramam o mal em suas camas! Quando alvorece, eles o executam, porque isso eles podem fazer.
Cobiçam terrenos e se apoderam deles; cobiçam casas e as tomam. Fazem violência ao homem e à sua família, a ele e aos seus herdeiros.
Miquéias 2:1,2

As pessoas de alta classe do país tinham se juntado com os governantes e os líderes religiosos para oprimirem o restante do povo para enriquecerem, aproveitando-se da crise.

2-Injustiças.

Mas ultimamente como inimigos vocês atacam o meu povo. Além da túnica arrancam a capa daqueles que passam confiantes, como quem volta da guerra.
Vocês tiram as mulheres do meu povo de seus lares agradáveis. De seus filhos vocês removem a minha dignidade para sempre.
Miquéias 2:8,9

Os órfãos e as viúvas que eram para ser acolhidos, também eram maltratados, era mais que juros exorbitantes, era literalmente roubo à mão armada.

3-Sombra e água fresca.

Levantem-se, vão embora! Pois este não é o lugar de descanso, porque ele está contaminado, está arruinado, sem que haja remédio.
Miquéias 2:10

Deus que é justo não deixou tais pessoas descansarem tranquilas, por esse mais outros motivos enviou a Assíria como vara de disciplina.

4-Fartura.

Se um mentiroso e enganador vier e disser: ‘Eu pregarei para vocês fartura de vinho e de bebida fermentada’, ele será o profeta deste povo! "
Miquéias 2:11

O povo daquela época em sua maioria preferiam pessoas que falassem coisas "boas/positivas".
Semelhantemente nos dias de hoje quem prega contra o pecado e contra o sistema atual do contexto em que vivemos, é chamado de acusador ou murmurador.
Ao ler Êxodo 15.24 e Números 21.5, entendemos que o povo murmurou contra Deus e contra Moisés por falta de água, pão, carne, e ter saído do Egito. Portanto quando um profeta prega contra o pecado e contra o sistema corrompido politico-religiosos, seja contra príncipes ou contra sacerdotes por causa dos pecados, injustiças e escândalos; não pode ser chamado de murmurador/acusador. Pois se fosse; seria "murmuradores" Cristo, João Batista, Paulo, Jeremias, Isaías, Elias, Miquéias e muitos outros.
Se estas 4 características encontradas no capítulo 2 de Miquéias foram esclarecedoras; vejamos abaixo mais 8 características no capítulo 3 de Miquéias:

1-Profetas parciais.

Assim diz o Senhor aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca:
Por tudo isso a noite virá sobre vocês, noite sem visões; haverá trevas, sem adivinhações. O sol se porá para os profetas, e o dia se escurecerá para eles.
Miquéias 3:5,6

A mensagem aos pobres deveria ser parecida com "crente pobre com nome negativado é caloteiro"; mas o "crente rico que sonega imposto é um esperto com espírito empreendedor".

2-Profeta sincero.

Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado.
Miquéias 3:8

Nos dias de hoje já ouvi gente dizer "quem fala de pecados é acusador"; mas pensando nisso, se o Diabo falasse os pecados das pessoas para elas não seria uma atitude muito inteligente. Seria mais fácil o pai da mentira iludi-las dizendo que está tudo certo e não precisa se arrepender.

3-Aos líderes políticos.

Ouçam isto, vocês que são chefes da descendência de Jacó, governantes da nação de Israel, que detestam a justiça e pervertem tudo o que é justo;
que constroem Sião com derramamento de sangue, e Jerusalém com impiedade.
Miquéias 3:9,10

Este retrato se repete nos dias de hoje.

4-Aos secerdotes.

....seus sacerdotes ensinam por lucro, ....
Miquéias 3:11 (Trecho).

Motivados pelo dinheiro.

5-Aos profetas (falsos).

....e seus profetas adivinham em troca de prata. ....
Miquéias 3:11 (Trecho).

Motivados também pelo dinheiro, o interessante é que eles queriam adivinhar as coisas ao invés de ensinar a Palavra.

6-Onde Deus está?

....E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: "O Senhor está no meio de nós. ....
Miquéias 3:11 (Trecho).

Estar na compania de Deus vai além de um templo feito por mãos humanas. Deus não pode ser monopolizado.

7-Sejamos positivos!

....Nenhuma desgraça vai nos acontecer". ....
Miquéias 3:11 (Trecho).

Confissão positiva "eu decreto coisas boas!".

8-Misericórdia Senhor!

Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal.
Miquéias 3:12

Quando lemos Miquéias vemos o retrato de nossa sociedade atual.
Só existe uma solução; ouvir um profeta confiável:

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,
tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
Hebreus 1:1-4

Antes de querer ouvir um bom pregador, ler um bom livro, ouça o Filho Jesus Cristo.
Leia em oração a Bíblia e peça pro Espírito Santo interpretar na sua mente.

Marcos servo de Cristo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.